Repositorio Dspace/Manakin

Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BRITO, P. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee2 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.description.resumo O estudo aqui desenvolvido tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado pelas alunas do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a convivência com o Semiárido, no qual iremos evidenciar a importância da Caatinga, sua fauna e flora característica, discutindo meios de preservação, e principais problemas enfrentados, resgatando assim sua utilização e preservação. A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela ação humana, que tem uma pobreza de disseminação do conhecimento técnico-científico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se as percepções que a turma do 7º ano C do Ensino Fundamental II possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A atividade prática foi desenvolvida no intuito de levantar reflexões e discussões sobre a importância da Caatinga no Semiárido, promovendo a construção do conhecimento a partir de atividades contextualizadas à realidade cotidiana dos alunos. Sendo assim, o presente estudo busca fomentar a utilização de metodologias ativas que estimulem o pensamento crítico dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Natureza pt_BR
dc.title Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-14
dc.description.abstract The study developed here aims to present an experience report lived by students of the Specialization course in Teaching Natural Sciences and Mathematics for coexistence with the Semiarid, in which we will highlight the importance of the Caatinga, its characteristic fauna and flora, discussing means of preservation, and main problems faced, thus rescuing their use and preservation. The Caatinga represents one of the Brazilian biomes most altered by human action, which has a poor dissemination of technical-scientific knowledge about it. Based on this principle, this work aimed to assess the perceptions that the 7th year C class of Elementary School II has about the Caatinga Biome and, based on the preliminary results, use an innovative didactic strategy as a tool to stimulate the development of their search skills. through autonomous learning. The practical activity was developed with the aim of raising reflections and discussions about the importance of the Caatinga in the Semi-Arid region, promoting the construction of knowledge based on activities contextualized to the students' daily reality. Therefore, the present study seeks to encourage the use of active methodologies that stimulate critical thinking in students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224
dc.date.accessioned 2024-10-02T16:10:34Z
dc.date.available 2024-10-02
dc.date.available 2024-10-02T16:10:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Caatinga biome pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Semi-arid region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Patrícia Raquel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discussing the caatinga biome in the classroom: strategies and challenges in search of contextualized education. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Patrícia Raquel de. Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta