dc.description.resumo |
Nordestino: cabra da peste, pai d'égua, parente de lampião. O que seria dessa figura, tão máscula sem a imagem da mulher nordestina imensamente forte? Seriam através de estereótipos como as vestes, os hábitos, o porte físico que poderíamos apontar marcas fundantes entre o que é ser homem ou ser mulher? Estariam esses estereótipos circunscritos no corpo, na fala, no comportamento a ponto de afirmarmos que a partir de uma certa feminização da sociedade a imagem do homem se fragmentou? É bem verdade que alguns/as teóricos/as que se propõem a analisar as relações de gênero apontam para uma possível crise da identidade masculina, mas, até que ponto a identidade masculina se dissipa, para podermos acreditar em uma crise do masculino? É a partir de tais inquietações que me proponho a analisar através das músicas do gênero musical forró, produzidas e/ou tocadas nas décadas de 1950 e 1990, se há uma crise do masculino na pós-modernidade, tomando como fatores para tal hipótese, algumas mudanças ocorridas tanto no âmbito familiar como nas representações comportamentais (e entendendo por representação toda e/ou qualquer: ação, vestimentas, hábitos alimentícios, etc. associados ao nordestino) que irão definir o que é ser homem ou ser mulher. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
Forró: uma (re)produção de masculinidades?. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237 |
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dc.date.accessioned |
2024-10-02T17:11:12Z |
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dc.date.available |
2024-10-02 |
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dc.date.available |
2024-10-02T17:11:12Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Masculinidades |
pt_BR |
dc.subject |
Forró - 1950-1990 |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero musical forró |
pt_BR |
dc.subject |
Música - forró - 1950-1990 |
pt_BR |
dc.subject |
Crise do masculino - pós-modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Masculinities |
pt_BR |
dc.subject |
Forró - 1950 |
pt_BR |
dc.subject |
Forró music genre |
pt_BR |
dc.subject |
Music - forró - 1950-1990 |
pt_BR |
dc.subject |
Masculine crisis - postmodernity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Fátima Saionara Leandro. |
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dc.creator |
VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Forró: a (re)production of masculinities?. |
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dc.identifier.citation |
BRITO, Fátima Saionara Leandro; VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. Forró: uma (re)produção de masculinidades?. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38237 |
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