dc.description.resumo |
No Brasil, a religiosidade estruturou-se com auxilio da linguagem, já que o catolicismo aqui implantado se configurou a partir da tradição oral de origem européia, principalmente a tradição portuguesa. Através da linguagem expressões religiosas foram ao longo do tempo sendo resignificadas. Propiciando a sua permanência em meio à cultura popular. No século XX, locus de nossa discussão, percebemos a religiosidade nordestina através das músicas cantadas por Luiz Lua Gonzaga, que se tornou: A voz, a sanfona, o ritmo, o gênio de Gonzaga soavam através de ruas, enchiam o espaço, ritmavam o dia-a-dia dos nordestino. Esta linguagem religiosa e musical adotada para transmitir a fé, a cultura de um povo e que une indivíduos, atinge de maneira mais intensa os indivíduos que estão longe de seus lugares de origem, que procuram estabelecer nos locais no quais estão habitando festas e rituais, que os aproxime de sua terra natal mantendo unida uma relação da nova forma de viver com sua identidade, migrantes que muitas vezes foram expulsos do campo, pela natureza, ou seja, saíram por causa da seca ou foram expulsos pela crescente mecanização dos campos, que deixaram seu lugar de forma violenta e que ao chegar nas grandes cidades do Sul do Brasil [...]. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
O apelo ao sagrado: a religiosidade de um povo na música de Luiz Gonzaga. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38240 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-02T17:15:53Z |
|
dc.date.available |
2024-10-02 |
|
dc.date.available |
2024-10-02T17:15:53Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosidade |
pt_BR |
dc.subject |
Música de Luiz Gonzaga - religiosidade |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem religiosa musical |
pt_BR |
dc.subject |
Luiz Gonzaga - música e religiosidade |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosity |
pt_BR |
dc.subject |
Music by Luiz Gonzaga - religiosity |
pt_BR |
dc.subject |
Musical religious language |
pt_BR |
dc.subject |
Luiz Gonzaga - music and religiosity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMARAL, Elane Cristina do. |
|
dc.creator |
LINS, Erica da Silva. |
|
dc.creator |
SANTOS, Janielly Souza dos. |
|
dc.creator |
AMORIM, Rômulo Leite. |
|
dc.creator |
MEDEIROS JÚNIOR, José Flôr de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The appeal to the sacred: the religiosity of a people in the music of Luiz Gonzaga. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMARAL, Elane Cristina do; LINS, Erica da Silva; SANTOS, Janielly Souza dos; AMORIM, Rômulo Leite; MEDEIROS JÚNIOR, José Flôr de. O apelo ao sagrado: a religiosidade de um povo na música de Luiz Gonzaga. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38240 |
pt_BR |