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Rock’N Roll: sua (in)visibilidade na história cultural.

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dc.description.resumo Rock n Roll. Talvez a primeira imagem que nos venha à cabeça quando ouvimos esta expressão seja a de um quarteto de homens. Um clássico quarteto de jovens composto por um escondido, não expressivo, mas arrojado baterista que fica aos fundos do palco quase invisível à percepção do público; um baixista sério e quieto que aparece apenas quando necessário; um guitarrista que retira expressões de delírio e emoção da plateia com seus solos bem arranjados e sua postura firme que caracterizam a essência deste estilo musical e, por fim, um vocalista espalhafatoso, livre para comandar uma plateia gigantesca e para trazer para si a maior parte das glórias e da fama que rodeiam um grupo de rock, sendo ele visto como o líder da banda. Outra imagem que pode nos aparecer de imediato é a de uma música curta e agitada que possua poucas variações rítmicas, sustentadas pelos instrumentos base (guitarra, baixo e bateria), composta por um início simples, seja este uma introdução rápida já acompanhada da letra da canção, um ou dois refrãos curtos e pegajosos que faça(m) com que a canção se torne popular e de fácil assimilação por parte do ouvinte, uma continuação semelhante ao início, um solo de guitarra e, por fim, a repetição do(s) refrão(s). É tal imagem que identifica uma música Rock como vinculada à música popular, de fácil aceitação e pouca criatividade no que diz respeito à melodia da canção. Seria um pouco do que o historiador Marcos Napolitano define como música popular, a partir de sua estrutura fonográfica, como um produto definido com seu padrão de 32 compassos, adaptada a um mercado urbano e intimamente ligada à busca de excitação corporal (música para dançar) e emocional (música para chorar, de dor ou alegria...). Então, caberia aqui nos perguntarmos o porque deste estereotipo para o rock. Por que, muitas vezes, achamos que o rock n roll é um estilo de música homogêneo, imutável e, até, inculto? Ou então, o por que de pensarmos o rock n roll para um grupo fechado de pessoas que precisam de algum tipo de revolta social para subjetivar suas vidas? Um grupo de pessoas que ache que o rock necessariamente precise expressar algum tipo de engajamento político-social ou ideológico. Será o rock n roll um estilo de música superficial, para jovens alienados que não têm uma preocupação com a exploração causada por um capitalismo doentio e que se rendem aos apetrechos do sistema ou será uma música que tenha como objetivo a crítica desse sistema depreciativo, o protesto e a revolta sociais? Será que o rock n roll não pode abranger elementos destas duas prerrogativas ou mesmo não conter nenhuma delas e ser apenas a expressão da arte pela arte (crítica), como um quadro de Pablo Picasso ou Salvador Dali? Esperamos esclarecer algumas destas dúvidas ao longo desta comunicação e fornecer ao leitor um momento para pensar a respeito das mesmas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Rock’N Roll: sua (in)visibilidade na história cultural. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38249
dc.date.accessioned 2024-10-02T17:50:55Z
dc.date.available 2024-10-02
dc.date.available 2024-10-02T17:50:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Rock’n Roll pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Música - rock pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject Music - rock pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Elton John da Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rock’N Roll: its (in)visibility in cultural history. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Elton John da Silva; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Rock’N Roll: sua (in)visibilidade na história cultural. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38249 pt_BR


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