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O lugar do místico em Cangaceiros e Fanáticos.

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dc.description.resumo O papel do sagrado e a discussão sobre religião e religiosidades têm ganhado cada vez mais a atenção dos historiadores e a questão de uma religiosidade junto aos movimentos sociais tem sido temas de análises e discussões, entretanto a relação entre essa religiosidade e os movimentos sociais tem sido uma problemática para os estudiosos, assim como a própria forma como essa religiosidade é lida certamente aumenta tais problemas. No nosso caso a problemática é, como um autor marxista, numa obra que se tornou um clássico, percebeu, ou não, a religiosidade nos movimentos que analisou e qual o lugar que o místico ocupa em sua obra. Cangaceiros e Fanáticos é um livro póstumo, publicado após a morte de Rui Facó, em 1963, sendo produzido, pois ao longo da década de 50 , período em que a história do Brasil era pensada por vários ângulos ... a história era reconsiderada à luz de preocupações que divergiam conforme a interpretação que era feita por cada um de seus intérpretes. 2 Leandro Konder coloca que a variação da visão teórica dependia da opções teórico-filosóficas dos intelectuais, mas vale salientar que mesmo dentro das correntes teóricas que dominavam a década de 50 havia divergências até mesmo sobre a análise de uma mesma questão. O autor citado apresenta três tendências teóricas da década de 50: o conservadorismo, o nacional-desenvolvimentismo, e os marxistas.A primeira citada ele a define como comprometida com a direita brasileira; a nacional-desenvolvimentista produzia uma história ligada ao desenvolvimento do Brasil; enquanto ao marxismo alguns de seus intelectuais estavam ligados ao partido comunista o que gerou críticas que atribuíam ao mesmo um caráter alienante por usar a teoria marxista como forma de manipulação política. Tomando como base a teoria marxista foram publicados na década de 50 obras como Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Júnior, e Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado. Rui Facó está incluído entre os autores marxistas dos anos 50, entretanto sua análise em Cangaceiros e Fanáticos não é puramente economicista. Em 1957 divergiu de Leôncio Basbaum quanto a interpretação da Proclamação da República. Enquanto para Leôncio Basbaum proclamação se deu sem a participação do povo, para Rui Facó o povo não só quis como apoiou a República. Em Cangaceiros e Fanáticos, a ideia do povo enquanto elemento ativo aparece bem: ... Canudos foi... um dos momentos culminantes da luta de libertação dos pobres do campo ... formidável potencial revolucionário existente no âmago das populações sertanejas ... .3 pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title O lugar do místico em Cangaceiros e Fanáticos. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38282
dc.date.accessioned 2024-10-03T23:50:29Z
dc.date.available 2024-10-03
dc.date.available 2024-10-03T23:50:29Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Rui Facó - Cangaceiros e Fanáticos - 1963 pt_BR
dc.subject Livro Cangaceiros e Fanáticos - 1963 pt_BR
dc.subject Cangaceiros e Fanáticos - 1963 - Rui Facó pt_BR
dc.subject Religiosidade - cangaço pt_BR
dc.subject Místico - Cangaço pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Rui Facó - Bandits and Fanatics - 1963 pt_BR
dc.subject Book Bandits and Fanatics - 1963 pt_BR
dc.subject Bandits and Fanatics - 1963 - Rui Facó pt_BR
dc.subject Religiosity - banditry pt_BR
dc.subject Mysticism - Banditry pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Banditry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORA, Andréa Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The place of the mystic in Cangaceiros and Fanáticos. pt_BR
dc.identifier.citation MORA, Andréa Batista de. O lugar do místico em cangaceiros e fanáticos. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História local para além das fronteiras: fontes de pesquisa e metodologia aplicada. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38282 pt_BR


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