dc.description.resumo |
A compreensão da obra fílmica e da realidade que ela representa se constitui para o historiador numa fonte legítima, pois os componentes do filme: cenário, roteiro, técnicas, instrumentos, se relacionam com que não é fílmico: o autor, a produção, o público, a crítica, a sociedade. A partir desta percepção, a história e outras ciências sociais podem subtrair dos filmes as relações sociais e ideológicas que neles são consciente ou inconscientemente incorporadas numa construção histórica, constituindo-se, assim, como qualquer produto cultural, numa fonte de pesquisa. Esta compreensão sobre o cinema levou-nos a escolher como objeto de estudo da nossa dissertação de mestrado e deste artigo, no qual são discutidas questões que serão pertinentes à tese em construção, na qual analisaremos o curta-metragem, A Canga, realizado em 2001, sob a direção de Marcus Vilar, com base na adaptação do livro homônimo de Valdimir José Solha, com quem dividiu a autoria do roteiro. O referido filme será trabalhado como uma forma de linguagem, que nos permite lidar com a universalidade dos elementos do cinema, nos quais se enquadram os valores humanos difundidos e, também, como uma visão particular e regionalista do Nordeste amplamente tematizada pela intelectualidade brasileira. O filme retrata, em doze minutos, uma cena do cotidiano de um grupo familiar, ambientada em árida paisagem do sertão nordestino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
A canga: imagens do Nordeste. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-07T17:42:48Z |
|
dc.date.available |
2024-10-07 |
|
dc.date.available |
2024-10-07T17:42:48Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Nova História |
pt_BR |
dc.subject |
Nordeste brasileiro - imagem |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e História |
pt_BR |
dc.subject |
A Canga - curta metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Filme A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Vladimir José Solha - A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Marcos vilar - cineasta - Filme A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Análise fílmica |
pt_BR |
dc.subject |
New History |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Northeast - image |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History |
pt_BR |
dc.subject |
A Canga - short film |
pt_BR |
dc.subject |
Film A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Vladimir José Solha - A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Marcos Vilar - filmmaker - Film A Canga |
pt_BR |
dc.subject |
Film analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The canga: images from the Northeast. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. A canga: imagens do Nordeste. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38317 |
pt_BR |