dc.creator.ID |
https://orcid.org/0000-0002-5414-4873 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4912124500620637 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, João Batista. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2775708005526266 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROSO, Roberto Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARROSO, R. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4869572443772040 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A popularização do ensino de solos é uma necessidade em função do avanço da degradação. A pesquisa
objetivou verificar a compreensão dos alunos da escola pública de Itapetim-PE sobre o solo durante o período
compreendido entre os dias 24 à 28 de julho de 2017. A pesquisa constou de um questionário semiestruturado,
aplicado a educandos do 5º ano do ensino fundamental, distribuído em dois momentos: na apresentação da proposta
e após as palestras didáticas e oficina temática. Inicialmente as crianças associavam a palavra “solo” com terra e
chão ou a atividades agrícolas, mas desconheciam suas características, importância e funções. Quanto ao
entendimento sobre práticas que degradam o solo apresentaram visões distorcidas ou não souberam responder.
Mais da metade dos educandos (65%) disseram nunca ter participado de projetos ou atividades com o solo. Durante
a oficina de geotinta os educandos mostraram interesse e encantamento pela atividade e após essa prática suas
respostas foram mais pontuais. É possível concluir que a adoção de metodologias participativas contribui para
estimular o aprendizado em sala de aula, motivando e sensibilizando os estudantes para o saber. A prática
pedagógica centrada na educação ambiental e educação em solos é uma importante ferramenta para popularização
dos conceitos sobre esse valioso recurso ambiental e adoção de posturas pró-ativas para o cuidado com a natureza.
Palavras-chave: Educação em Solos; geotinta; prática pedagógica; conservação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-01 |
|
dc.description.abstract |
The popularization of soil education is a necessity due to the progress of degradation. The research
aimed to verify the understanding of the students of the public school of Itapetim-PE on the ground . The research
consisted of a semistructured questionnaire, applied to students of the 5th year of elementary school, distributed
in two moments: in the presentation of the proposal and after the didactic lectures and thematic workshop. Initially
the children associated the word "soil" with land and soil or agricultural activities, but they did not know its
characteristics, importance and functions. As for the understanding of practices that degrade the soil presented
distorted visions or did not know how to respond. More than half of the students (65%) said they had never
participated in projects or activities with the soil. During the geotinta workshop the students showed interest and
enchantment for the activity and after this practice their answers were more punctual. It is possible to conclude
that the adoption of participative methodologies contributes to stimulate the learning in the classroom, motivating
and sensitizing the students to the knowledge. The pedagogical practice focused on environmental education and
soil education is an important tool for popularizing the concepts about this valuable environmental resource and
adopting proactive positions for care with nature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-07T18:33:04Z |
|
dc.date.available |
2024-10-07 |
|
dc.date.available |
2024-10-07T18:33:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Solo - importância |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Conservação do solo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Itapetim - PE - educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Soil - importance |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinting |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Soil conservation |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Itapetim - PE - soil education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Amanda de Lira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perceptions about the importance of soil: case study in a school in Itapetim - PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Amanda de Lira. Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. 2017. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323 |
pt_BR |