Dépôt DSpace/Manakin

Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0002-5414-4873 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4912124500620637 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, João Batista.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2775708005526266 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARROSO, Roberto Ferreira.
dc.contributor.referee2ID BARROSO, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4869572443772040 pt_BR
dc.description.resumo A popularização do ensino de solos é uma necessidade em função do avanço da degradação. A pesquisa objetivou verificar a compreensão dos alunos da escola pública de Itapetim-PE sobre o solo durante o período compreendido entre os dias 24 à 28 de julho de 2017. A pesquisa constou de um questionário semiestruturado, aplicado a educandos do 5º ano do ensino fundamental, distribuído em dois momentos: na apresentação da proposta e após as palestras didáticas e oficina temática. Inicialmente as crianças associavam a palavra “solo” com terra e chão ou a atividades agrícolas, mas desconheciam suas características, importância e funções. Quanto ao entendimento sobre práticas que degradam o solo apresentaram visões distorcidas ou não souberam responder. Mais da metade dos educandos (65%) disseram nunca ter participado de projetos ou atividades com o solo. Durante a oficina de geotinta os educandos mostraram interesse e encantamento pela atividade e após essa prática suas respostas foram mais pontuais. É possível concluir que a adoção de metodologias participativas contribui para estimular o aprendizado em sala de aula, motivando e sensibilizando os estudantes para o saber. A prática pedagógica centrada na educação ambiental e educação em solos é uma importante ferramenta para popularização dos conceitos sobre esse valioso recurso ambiental e adoção de posturas pró-ativas para o cuidado com a natureza. Palavras-chave: Educação em Solos; geotinta; prática pedagógica; conservação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-01
dc.description.abstract The popularization of soil education is a necessity due to the progress of degradation. The research aimed to verify the understanding of the students of the public school of Itapetim-PE on the ground . The research consisted of a semistructured questionnaire, applied to students of the 5th year of elementary school, distributed in two moments: in the presentation of the proposal and after the didactic lectures and thematic workshop. Initially the children associated the word "soil" with land and soil or agricultural activities, but they did not know its characteristics, importance and functions. As for the understanding of practices that degrade the soil presented distorted visions or did not know how to respond. More than half of the students (65%) said they had never participated in projects or activities with the soil. During the geotinta workshop the students showed interest and enchantment for the activity and after this practice their answers were more punctual. It is possible to conclude that the adoption of participative methodologies contributes to stimulate the learning in the classroom, motivating and sensitizing the students to the knowledge. The pedagogical practice focused on environmental education and soil education is an important tool for popularizing the concepts about this valuable environmental resource and adopting proactive positions for care with nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323
dc.date.accessioned 2024-10-07T18:33:04Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T18:33:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Solo - importância pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Geotinta pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Conservação do solo pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Itapetim - PE - educação em solos pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Soil - importance pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Geotinting pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Soil conservation pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Itapetim - PE - soil education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Amanda de Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perceptions about the importance of soil: case study in a school in Itapetim - PE. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Amanda de Lira. Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. 2017. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte