dc.creator.ID |
JUSTINO, R.D.M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9452338955210109 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RIBEIRO, Roziane M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TEIXEIRA, Luciênio de Macêdo. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho, nos propomos a investigar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de
Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na proposta dos
Multiletramentos. Partimos da seguinte questão investigativa: como está configurada a proposta
de Multiletramentos na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental
e, ainda, que possibilidades e direcionamentos o documento mobiliza no tocante ao trabalho
com os gêneros multimodais? Como objetivo geral, propomos: analisar as relações entre a
BNCC e a Pedagogia dos Multiletramentos, tomando como foco analítico os eixos de leitura,
produção de textos e oralidade, destinado aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como
objetivos específicos buscamos: a) interpretar em que medida as bases teórico-conceituais
advindas da Pedagogia dos Multiletramentos estão postas na BNCC de Língua Portuguesa para
os Anos Finais do Ensino Fundamental; b) observar as habilidades relativas aos eixos leitura,
produção de textos e oralidade no tocante às possibilidades ensejadas para o trabalho com os
gêneros multimodais nos Anos Finais do Ensino Fundamental e; c) discutir as implicações da
proposta de multiletramentos da BNCC no que concerne às práticas de leitura e produção de
gêneros multimodais na escola. O aporte teórico se ancora principalmente nos conceitos como
o de letramento (SOARES, 2003; 2004; BUNZEN, 2019), o de multiletramentos e
multimodalidade (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; CAZDEN ET AL., 2021; GRUPO
NOVA LONDRES, 2021); e o de gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN, 2003; ROJO;
BARBOSA, 2015 e DIONÍSIO, 2011). Quanto à metodologia, recorremos à abordagem
qualitativa de base interpretativista, utilizando o procedimento de pesquisa documental. A partir
de Cellard (2012) e Moraes (1999), organizamos o procedimento de geração, sistematização e
análise dos dados. Na tentativa de respondermos à nossa questão, bem como de alcançarmos os
objetivos propostos, fizemos um recorte que compreende excertos dos textos direcionados à
área de linguagens (p. 63-64), ao texto introdutório do componente de Língua Portuguesa (p.
67-86) e, por fim, no texto de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 4 Anos Finais:
práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades pertencentes aos eixos leitura,
produção de textos e oralidade (p. 136-191). Os resultados apontam que a BNCC de Língua
Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental está revestida de conceitos advindos
da Pedagogia dos Multiletramentos, embora esses conceitos não estejam associados
diretamente à teoria do GNL, uma vez que o documento não se dispõe de uma teoria específica
acerca das noções de multiletramentos e multimodalidade/multissemiótica. No tocante às
habilidades pertencentes aos eixos leitura, produção de textos e oralidade, o documento
apresenta uma série de gêneros que ensejam múltiplas possibilidades para o trabalho com a
multimodalidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Multiletramentos na BNCC do ensino fundamental: proposições nos eixos de leitura, produção de textos e oralidade |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-09-06 |
|
dc.description.abstract |
In this work, we propose to investigate the National Common Curricular Base (BNCC) of
Portuguese Language for the Final Years of Elementary School, focusing on the proposal
of Multiliteracies. We start from the following investigative question: how is the proposal
of Multiliteracies configured in the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of
Elementary School and, furthermore, what possibilities and directions does the document
mobilize with regard to working with multimodal genres? As a general objective, we
propose: to analyze the relations between the BNCC and the Pedagogy of Multiliteracies,
taking as an analytical focus the axes of reading, text production and orality, aimed at the
Final Years of Elementary School. As specific objectives, we seek: a) to interpret the extent
to which the theoretical-conceptual bases arising from the Pedagogy of Multiliteracies are
placed in the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School; b)
observe the skills related to the axes of reading, text production and orality in terms of
possibilities for working with multimodal genres in the Final Years of Elementary School
and; c) discuss the implications of the BNCC's multiliteracies proposal with regard to
reading practices and production of multimodal genres at school. The theoretical
contribution is mainly based on concepts such as literacy (SOARES, 2003; 2004;
BUNZEN, 2019), multiliteracies and multimodality (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO,
2020; CAZDEN ET AL., 2021; GRUPO NOVA LONDRES, 2021); and textual/discursive
genres (BAKHTIN, 2003; ROJO; BARBOSA, 2015 and DIONÍSIO, 2011). As for the
methodology, we resorted to the qualitative approach based on interpretivism, using the
documentary research procedure. Based on Cellard (2012) and Moraes (1999), we
organized the data generation, systematization and analysis procedure. In an attempt to
answer our question, as well as to achieve the proposed objectives, we made a selection that
includes excerpts from the texts directed to the language area (p. 63-64), the introductory
text of the Portuguese Language component (p. 67- 86). The results indicate that the BNCC
of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School is coated with concepts
arising from the Pedagogy of Multiliteracies, although these concepts are not directly
associated with the theory of LNG, since the document does not have a specific theory about
the notions of multiliteracies and multimodality/multisemiotics. With regard to the skills
belonging to the reading, text production and orality axes, the document presents a series of
genres that give rise to multiple possibilities for working with multimodality in the Final
Years of Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38324 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-07T18:42:43Z |
|
dc.date.available |
2024-10-07 |
|
dc.date.available |
2024-10-07T18:42:43Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais/discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia dos Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodality |
pt_BR |
dc.subject |
Textual/discursive genres |
pt_BR |
dc.subject |
Multiliteracy Pedagogy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
JUSTINO, Rogéria Dantas de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multiliteracies in the BNCC of elementary school: propositions in the axes of reading, text production and orality |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
JUSTINO, Rogéria Dantas de Melo. Multiletramentos na BNCC do ensino fundamental: proposições nos eixos de leitura, produção de textos e oralidade. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |