Repositorio Dspace/Manakin

Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID NUNES, S. K. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8882395762425089 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, J. M. F. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee1ID CAMPOS, L. M. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Inclusiva é de suma importância e um direito garantido por lei. Para alcançar uma inclusão de forma efetiva, a comunicação desempenha um papel primordial. Essa comunicação deve ser eficiente, transparente e centralizada, permitindo que todos os agentes envolvidos tenham acesso às informações, aos documentos e até mesmo a uma análise sobre dados que descrevem um determinado cenário. A dispersão de informações em diferentes canais pode comprometer a experiência do usuário e prejudicar a acessibilidade, afetando a concepção de um ambiente inclusivo. Dentre as ações voltadas à acessibilidade e inclusão, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destaca-se o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que tem por finalidade o atendimento a pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação. Nesse contexto, torna-se relevante a construção de um sistema integrado para o acesso eficiente a documentos, artigos, comunicados e outros materiais relevantes, fundamentais para estimular práticas inclusivas e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões de acessibilidade e inclusão. Diante do exposto, o objetivo do trabalho consiste em desenvolver uma plataforma web que ofereça uma base de conhecimento, a ser gerenciada pelo NAI, para comunicação e disponibilização de conteúdo, além de possibilitar uma análise dos dados que representam o cenário atual da acessibilidade e inclusão na UFCG. A construção da plataforma foi conduzida a partir da estruturação completa do backend e frontend, garantindo que o frontend esteja adaptado, conforme as regras de acessibilidade digital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract Inclusive Education is of utmost importance and a right guaranteed by law. To achieve effective inclusion, communication plays a crucial role. This communication must be efficient, transparent, and centralized, allowing all involved parties to access information, documents, and even data analysis that describes a particular scenario. The dispersion of information across different channels can compromise the user experience and hinder accessibility, affecting the creation of an inclusive environment. Among the actions aimed at accessibility and inclusion at the Federal University of Campina Grande (UFCG), the Accessibility and Inclusion Center (NAI) stands out, which aims to serve people with physical, sensory, mental or intellectual disabilities, global developmental disorders, and high abilities/giftedness. In this context, building an integrated system for efficient access to documents, articles, announcements, and other relevant materials is essential to promote inclusive practices and raise awareness within the academic community about accessibility and inclusion issues. Given the above, the objective of this work is to develop a web platform that offers a knowledge base, to be managed by NAI, for communication and content dissemination, in addition to enabling data analysis that represents the current scenario of accessibility and inclusion at UFCG. The construction of the platform was carried out by fully structuring the backend and frontend, ensuring that the frontend is adapted according to digital accessibility standards. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329
dc.date.accessioned 2024-10-07T21:07:58Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T21:07:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande - UFCG pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Educação de Qualidade pt_BR
dc.subject Pessoas com Deficiência - PcD pt_BR
dc.subject Tecnologia e Inclusão Educacional pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de Software pt_BR
dc.subject Federal University of Campina Grande - UFCG pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Quality Education pt_BR
dc.subject People with Disabilities - PcD pt_BR
dc.subject Technology and Educational Inclusion pt_BR
dc.subject Software Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Sonaly Katly Garcia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Promoting educational inclusion: an accessible web platform to support UFCG students. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Sonaly Katly Garcia. Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG. 2024. 17 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta