dc.description.resumo | Este trabalho surgiu a partir de reflexões e experiências que permeiam o andamento do segundo ano do projeto Linguagens Contemporâneas no Ensino e Pesquisa: história oral, filme, fotografia e produção de documentários; etapa em que o grupo que compõe o projeto se voltou exclusivamente em torno do acompanhamento do curso de Licenciatura Plena em História para os Movimentos Sociais do Campo, em funcionamento no campus I da UFPB desde 2004. Este projeto é ligado ao Programa de Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba, e por meio do acompanhamento e registro das atividades do curso de História para os Movimentos Sociais do Campo, nos propomos a discutir a relação ensino-pesquisa de História e o contato do profissional de história com linguagens historiográficas contemporâneas. Qual o lugar das fontes orais, fotográficas e fílmicas diante das fontes históricas tradicionais para pesquisar e ensinar história? Como o historiador pode se comportar diante das fontes alternativas? Quais os trabalhos que vêm estruturando o lugar dessas fontes no trabalho do historiador de resgatar o passado, principalmente das sociedades silenciadas pelas fontes oficiais? São reflexões que fazem parte do nosso trabalho. Este projeto busca registrar e acompanhar as ações dos alunos num presente que logo se tornará passado e que gostaríamos que não fosse esquecido. Buscamos ressaltar o papel do historiador em perceber o potencial da ação de indivíduos, no tempo presente, em se constituir como história. A ação desses indivíduos, ou desse grupo, desperta o nosso interesse e a necessidade de entendermos o tempo e o espaço que constitui essa primeira turma, para que a partir dessas reflexões possamos eleger o que é pertinente de registro, para que mais adiante pesquisadores possam se debruçar sobre nossa produção e reconstruir a história dessa turma por meio de uma memória preservada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | Produzindo fontes para a construção da história: a experiência da história oral no projeto linguagens contemporâneas no ensino e pesquisa de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38336 | |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T22:11:50Z | |
dc.date.available | 2024-10-07 | |
dc.date.available | 2024-10-07T22:11:50Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais do campo | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura Plena em História - UFPB | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Fontes orais | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual e História | pt_BR |
dc.subject | Iconografia e História | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Social movements in the countryside | pt_BR |
dc.subject | Full Degree in History - UFPB | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History | pt_BR |
dc.subject | Oral sources | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual and History | pt_BR |
dc.subject | Iconography and History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Laércio Teodoro da | |
dc.creator | CURY, Cláudia Engler. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Producing sources for the construction of history: the experience of oral history in the project contemporary languages in history teaching and research. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Laércio Teodoro da; CURY, Cláudia Engler. Produzindo fontes para a construção da história: a experiência da história oral no projeto “Linguagens contemporâneas no ensino e pesquisa de história". In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38336 | pt_BR |