DSpace/Manakin Repository

Produzindo fontes para a construção da história: a experiência da história oral no projeto linguagens contemporâneas no ensino e pesquisa de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho surgiu a partir de reflexões e experiências que permeiam o andamento do segundo ano do projeto Linguagens Contemporâneas no Ensino e Pesquisa: história oral, filme, fotografia e produção de documentários; etapa em que o grupo que compõe o projeto se voltou exclusivamente em torno do acompanhamento do curso de Licenciatura Plena em História para os Movimentos Sociais do Campo, em funcionamento no campus I da UFPB desde 2004. Este projeto é ligado ao Programa de Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba, e por meio do acompanhamento e registro das atividades do curso de História para os Movimentos Sociais do Campo, nos propomos a discutir a relação ensino-pesquisa de História e o contato do profissional de história com linguagens historiográficas contemporâneas. Qual o lugar das fontes orais, fotográficas e fílmicas diante das fontes históricas tradicionais para pesquisar e ensinar história? Como o historiador pode se comportar diante das fontes alternativas? Quais os trabalhos que vêm estruturando o lugar dessas fontes no trabalho do historiador de resgatar o passado, principalmente das sociedades silenciadas pelas fontes oficiais? São reflexões que fazem parte do nosso trabalho. Este projeto busca registrar e acompanhar as ações dos alunos num presente que logo se tornará passado e que gostaríamos que não fosse esquecido. Buscamos ressaltar o papel do historiador em perceber o potencial da ação de indivíduos, no tempo presente, em se constituir como história. A ação desses indivíduos, ou desse grupo, desperta o nosso interesse e a necessidade de entendermos o tempo e o espaço que constitui essa primeira turma, para que a partir dessas reflexões possamos eleger o que é pertinente de registro, para que mais adiante pesquisadores possam se debruçar sobre nossa produção e reconstruir a história dessa turma por meio de uma memória preservada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Produzindo fontes para a construção da história: a experiência da história oral no projeto linguagens contemporâneas no ensino e pesquisa de história. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38336
dc.date.accessioned 2024-10-07T22:11:50Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T22:11:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Movimentos sociais do campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura Plena em História - UFPB pt_BR
dc.subject Cinema e História pt_BR
dc.subject Fontes orais pt_BR
dc.subject Audiovisual e História pt_BR
dc.subject Iconografia e História pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Social movements in the countryside pt_BR
dc.subject Full Degree in History - UFPB pt_BR
dc.subject Cinema and History pt_BR
dc.subject Oral sources pt_BR
dc.subject Audiovisual and History pt_BR
dc.subject Iconography and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Laércio Teodoro da
dc.creator CURY, Cláudia Engler.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Producing sources for the construction of history: the experience of oral history in the project contemporary languages ​​in history teaching and research. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Laércio Teodoro da; CURY, Cláudia Engler. Produzindo fontes para a construção da história: a experiência da história oral no projeto “Linguagens contemporâneas no ensino e pesquisa de história". In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura histórica e linguagens historiográficas. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38336 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta