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A estratégia de utopia na dramaturgia infanto-juvenil de Lourdes Ramalho em tempos distópicos.

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dc.description.resumo Lourdes Ramalho, considerada autora paraibana, embora tenha nascido em Jardim do Seridó - Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. Tendo fixado residência em Campina Grande desde meados dos anos 1950, por meio da sua atuação emblemática nesta cidade, imprimiu seu nome na agenda artístico-cultural da Paraíba, tornando referida também pelo codinome “grande dama da dramaturgia nordestina”. A autora se destacara em seu tempo não só porque se posicionava diante de injustiças sociais, históricas e políticas, mas porque seu empreendimento de ressignificação das raízes populares ibéricas do universo cultural do Nordeste brasileiro a consagrou como empreendedora sociocultural, resultando na façanha de contribuir para a formação de uma identidade singular em meio ao processo social e estético da discussão artística e cultural na Paraíba dos séculos XX-XXI. Conforme sistematizou Valéria Andrade (ANDRADE, 2006, 2007 e 2012), Dona Lourdes empreendeu uma obra dividida em três ciclos, dos quais o primeiro desenvolve-se nas décadas de 1970 e 1980 orientando-se por um projeto cuja finalidade terá sido (re)inventar a cultura do Nordeste brasileiro e o segundo, a partir de 1990, voltar-se-ia à promoção de uma ressignificação das raízes ibero-judaicas do universo popular nordestino. Com fios de continuidade, um terceiro ciclo, visceralmente comprometido com a infância e suas peripécias, entremeado aos outros dois já desde os inícios de sua escrita dramatúrgica, ainda menina, quando brincar de teatro era sua diversão favorita. Neste outro ciclo, a autora revisita personagens mitológicos, fábulas e procedimentos estéticos da utopia, do folclore e da literatura popular em verso e de contos de fadas, além de provérbios e danças dramáticas. O objetivo, nesta oportunidade, é investigar como no terceiro ciclo de sua obra esta dramaturga faz uso de procedimentos estéticos da utopia para empreender uma reflexão crítica à sociedade distópica. O trabalho analisa brevemente cinco textos teatrais pelo fato de poderem ser tomados como corpus representativo do repertório em que a dramaturga empreende o que se nomeia aqui como Estratégia Estética da Utopia. Conclui-se que é mediante sua dramaturgia que intervém com a realidade distópica, marcando de modo singular o entorno cultural em que atua, contribuindo para propor sua reimaginação coletiva à luz do sonho utópico de uma sociedade mais harmoniosa para mulheres e homens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title A estratégia de utopia na dramaturgia infanto-juvenil de Lourdes Ramalho em tempos distópicos. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38338
dc.date.accessioned 2024-10-07T22:49:58Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T22:49:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Dramaturgia infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Teatro infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Mulheres e literatura pt_BR
dc.subject Dramaturgia feminina pt_BR
dc.subject Utopia e dramaturgia - Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Sociedade distópica - dramaturgia pt_BR
dc.subject Children's and youth drama pt_BR
dc.subject Children's and youth theater pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Women and literature pt_BR
dc.subject Female drama pt_BR
dc.subject Utopia and drama - Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Dystopian society - drama pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.creator ANDRADE, Valéria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The strategy of utopia in Lourdes Ramalho's children's drama in dystopian times. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. A estratégia de utopia na dramaturgia infanto-juvenil de Lourdes Ramalho em tempos distópicos. In: TAVARES, M.; ARAÚJO, A. de M. (Orgs.) Anais do IX ENLIJE - Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - Encruzilhadas do ensino de literatura no século XXI: modernidade, barbárie e utopia. Campina Grande: EDUFCG, 2022, p. 411-427. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38338 pt_BR


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