dc.description.resumo |
No Brasil, o texto dramatúrgico, também chamado de texto teatral, não faz parte do universo das(os) leitoras(es) brasileiras(os) efetivamente, visto que no âmbito escolar o trabalho em sala de aula com os gêneros textuais e literários têm deixado de lado, nesse processo, o texto dramatúrgico (ROSING, 2005). É curioso observar o descaso relativo ao gênero dramático quando, em outros tempos, autores como Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em Estética. Poesia (HEGEL, 1964), defendeu que o drama era superior à lírica e à épica. Essa problemática nos leva a refletir sobre a importância da inclusão desse gênero no âmbito das práticas de leitura de obras de gêneros diversos e na formação das(os) leitoras(es) literárias(os), quais sejam objetivos fundamentais da aula de língua portuguesa e/ou literatura na escola, conforme explicita a Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho apresenta os resultados da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado em turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho buscou descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o estudo do Gênero Dramático no Ensino de Literatura e Língua Portuguesa. Entre os referenciais utilizados estão a BNCC (2027), Gatti (2014) e Freire (1996). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-07T23:08:30Z |
|
dc.date.available |
2024-10-07 |
|
dc.date.available |
2024-10-07T23:08:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero dramático |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio em Literatura e Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Dramatic genre |
pt_BR |
dc.subject |
Internship in Literature and Portuguese Language |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching drama |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship - Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The dramatic genre in elementary school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a municipal school in Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. In: ENOFRE, E. G. et al. (Orgs.). Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna. Campina Grande: Realize Editora, 2024, p. 390-410. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342 |
pt_BR |