Dépôt DSpace/Manakin

O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo No Brasil, o texto dramatúrgico, também chamado de texto teatral, não faz parte do universo das(os) leitoras(es) brasileiras(os) efetivamente, visto que no âmbito escolar o trabalho em sala de aula com os gêneros textuais e literários têm deixado de lado, nesse processo, o texto dramatúrgico (ROSING, 2005). É curioso observar o descaso relativo ao gênero dramático quando, em outros tempos, autores como Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em Estética. Poesia (HEGEL, 1964), defendeu que o drama era superior à lírica e à épica. Essa problemática nos leva a refletir sobre a importância da inclusão desse gênero no âmbito das práticas de leitura de obras de gêneros diversos e na formação das(os) leitoras(es) literárias(os), quais sejam objetivos fundamentais da aula de língua portuguesa e/ou literatura na escola, conforme explicita a Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho apresenta os resultados da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado em turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho buscou descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o estudo do Gênero Dramático no Ensino de Literatura e Língua Portuguesa. Entre os referenciais utilizados estão a BNCC (2027), Gatti (2014) e Freire (1996). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342
dc.date.accessioned 2024-10-07T23:08:30Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T23:08:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gênero dramático pt_BR
dc.subject Estágio em Literatura e Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de dramaturgia pt_BR
dc.subject Dramaturgia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Letras pt_BR
dc.subject Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Dramatic genre pt_BR
dc.subject Internship in Literature and Portuguese Language pt_BR
dc.subject Teaching drama pt_BR
dc.subject Dramaturgy pt_BR
dc.subject Supervised internship - Literature pt_BR
dc.subject Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dramatic genre in elementary school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a municipal school in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Leandro de Sousa. O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. In: ENOFRE, E. G. et al. (Orgs.). Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna. Campina Grande: Realize Editora, 2024, p. 390-410. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte