dc.description.resumo |
A crescente degradação nos sistemas naturais tem ampliado o foco de discussão em diversos
trabalhos, principalmente no que diz respeito ao papel da sociedade na intensificação dessa
problemática. A ação predatória de modelos urbano-industrial tem gerado ao longo dos anos
impactos que envolvem a escala ambiental e social. Além disso, a falta de conhecimento das
comunidades em relação ao ambiente, a fauna, a flora e aos ecossistemas, têm sido um fator
preocupante. Nesse sentido, objetivou-se verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o
Bioma Caatinga em escola do município de Sumé no Semiárido paraibano. A escola selecionada
para realização dos trabalhos foi a UMEIEF Maria Leite Rafael. Foram executados pesquisa
bibliográfica, registro fotográfico, visitas in loco, questionários e entrevistas semiestruturadas
aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram tabulados em planilha do Excel
2018® e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os alunos do 5º ano A demonstraram
conhecer a biodiversidade do Bioma Caatinga ao citarem várias espécies de animais e plantas que
compõem essa região, além de terem ciência da situação de degradação ao qual o mesmo se
encontra e de considerarem importantes os recursos naturais da Caatinga. Entretanto, estes alunos
desconhecem as problemáticas acarretadas pela introdução de espécies nos sistemas. As demais
turmas, não tem ciência da situação do Bioma e também das consequências da inserção de espécies
exóticas e invasora. Associado a isto possuem pouco conhecimento da diversidade e riqueza
existente, além da relevância da Caatinga. Portanto, as resultantes geradas demonstram a relevância
de ações voltadas para a ampliação da difusão do conhecimento como forma de subsidiar a
implementação de estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade regional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
The increasing degradation in natural systems has broadened the focus of discussion in several
works, especially regarding the role of society in intensifying this problem. The predatory action of urban-industrial models has generated over the years impacts that involve the environmental and
social scale. In addition, communities' lack of knowledge of the environment, fauna, flora and
ecosystems has been a concern. In this sense, the objective was to verify the students' level of
knowledge about the Caatinga Biome in a school in the city of Sumé, Paraíba Semiarid. The school
selected for the work was UMEIEF Maria Leite Rafael. Bibliographic research, photographic
record, on-site visits, questionnaires and semi-structured interviews were performed for elementary
students. Data were tabulated in Excel 2018® spreadsheet and analyzed qualitatively and
quantitatively. The students of the 5th grade A demonstrated to know the biodiversity of the
Caatinga Biome by citing various species of animals and plants that make up this region, besides
being aware of the degradation situation to which it is and considering the natural resources of
Caatinga as important. However, these students are unaware of the problems posed by the
introduction of species into systems. The other classes are not aware of the situation of the biome
and also of the consequences of the insertion of exotic and invasive species. Associated with this
they have little knowledge of the diversity and richness existing, besides the relevance of Caatinga.
Therefore, the resulting results demonstrate the relevance of actions aimed at broadening the
diffusion of knowledge as a way to support the implementation of regional development and
sustainability strategies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-07T23:15:08Z |
|
dc.date.available |
2024-10-07 |
|
dc.date.available |
2024-10-07T23:15:08Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Bioma caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Maria Leite Rafael - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Degradação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos naturais |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga biome |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Leite Rafael Municipal School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental degradation |
pt_BR |
dc.subject |
Natural resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Romário de Sousa. |
|
dc.creator |
BRITO, Micilene Silva de. |
|
dc.creator |
PIMENTEL, Aline Soares. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of social actors about the caatinga biome: subsidies for the sustainability of natural resources in the municipality of Sumé, semi-arid region of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Romário de Sousa; BRITO, Micilene Silva de; PIMENTEL, Aline Soares; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. In: VI Congresso Nacional de Educação Ambiental - CNEA, 2020, João Pessoa. Educação Ambiental - o desenvolvimento sustentável na economia globalizada, 2020. v. 1. p. 1456-1467. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343 |
pt_BR |