DSpace/Manakin Repository

A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A crescente degradação nos sistemas naturais tem ampliado o foco de discussão em diversos trabalhos, principalmente no que diz respeito ao papel da sociedade na intensificação dessa problemática. A ação predatória de modelos urbano-industrial tem gerado ao longo dos anos impactos que envolvem a escala ambiental e social. Além disso, a falta de conhecimento das comunidades em relação ao ambiente, a fauna, a flora e aos ecossistemas, têm sido um fator preocupante. Nesse sentido, objetivou-se verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o Bioma Caatinga em escola do município de Sumé no Semiárido paraibano. A escola selecionada para realização dos trabalhos foi a UMEIEF Maria Leite Rafael. Foram executados pesquisa bibliográfica, registro fotográfico, visitas in loco, questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2018® e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os alunos do 5º ano A demonstraram conhecer a biodiversidade do Bioma Caatinga ao citarem várias espécies de animais e plantas que compõem essa região, além de terem ciência da situação de degradação ao qual o mesmo se encontra e de considerarem importantes os recursos naturais da Caatinga. Entretanto, estes alunos desconhecem as problemáticas acarretadas pela introdução de espécies nos sistemas. As demais turmas, não tem ciência da situação do Bioma e também das consequências da inserção de espécies exóticas e invasora. Associado a isto possuem pouco conhecimento da diversidade e riqueza existente, além da relevância da Caatinga. Portanto, as resultantes geradas demonstram a relevância de ações voltadas para a ampliação da difusão do conhecimento como forma de subsidiar a implementação de estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade regional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The increasing degradation in natural systems has broadened the focus of discussion in several works, especially regarding the role of society in intensifying this problem. The predatory action of urban-industrial models has generated over the years impacts that involve the environmental and social scale. In addition, communities' lack of knowledge of the environment, fauna, flora and ecosystems has been a concern. In this sense, the objective was to verify the students' level of knowledge about the Caatinga Biome in a school in the city of Sumé, Paraíba Semiarid. The school selected for the work was UMEIEF Maria Leite Rafael. Bibliographic research, photographic record, on-site visits, questionnaires and semi-structured interviews were performed for elementary students. Data were tabulated in Excel 2018® spreadsheet and analyzed qualitatively and quantitatively. The students of the 5th grade A demonstrated to know the biodiversity of the Caatinga Biome by citing various species of animals and plants that make up this region, besides being aware of the degradation situation to which it is and considering the natural resources of Caatinga as important. However, these students are unaware of the problems posed by the introduction of species into systems. The other classes are not aware of the situation of the biome and also of the consequences of the insertion of exotic and invasive species. Associated with this they have little knowledge of the diversity and richness existing, besides the relevance of Caatinga. Therefore, the resulting results demonstrate the relevance of actions aimed at broadening the diffusion of knowledge as a way to support the implementation of regional development and sustainability strategies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343
dc.date.accessioned 2024-10-07T23:15:08Z
dc.date.available 2024-10-07
dc.date.available 2024-10-07T23:15:08Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Semiárido brasileiro pt_BR
dc.subject Escola Municipal Maria Leite Rafael - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Degradação ambiental pt_BR
dc.subject Recursos naturais pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Caatinga biome pt_BR
dc.subject Brazilian semi-arid region pt_BR
dc.subject Maria Leite Rafael Municipal School - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Environmental degradation pt_BR
dc.subject Natural resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Romário de Sousa.
dc.creator BRITO, Micilene Silva de.
dc.creator PIMENTEL, Aline Soares.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of social actors about the caatinga biome: subsidies for the sustainability of natural resources in the municipality of Sumé, semi-arid region of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Romário de Sousa; BRITO, Micilene Silva de; PIMENTEL, Aline Soares; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. In: VI Congresso Nacional de Educação Ambiental - CNEA, 2020, João Pessoa. Educação Ambiental - o desenvolvimento sustentável na economia globalizada, 2020. v. 1. p. 1456-1467. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta