Dépôt DSpace/Manakin

O impacto do uso de tags de rastreamento na performance de um E-commerce.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID RIBEIRO, V. T. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9575643413286948 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONGIOVI, Melina.
dc.contributor.advisor1ID MONGIOVI, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7535849756393864 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.referee1ID MOURA, J. A. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho busca compreender se a utilização de tags do Google Tag Manager (GTM) interfere na performance de um e-commerce perfeitamente otimizado. Inicialmente, será analisado o conceito de performance, de tags, de GTM, bem como sua importância no contexto de um e-commerce. Em seguida, para alcançar os objetivos propostos, foram conduzidas análises de performance em um e-commerce otimizado sob três cenários distintos: sem o uso de tags, com a utilização das tags do GTM e com utilização de tags robustas do GTM. Em todos os cenários, foram excluídos os outliers na análise, com o objetivo de afastar possíveis inconsistências nos resultados. Os resultados demonstram que houve uma tendência de queda na performance à medida que a complexidade das tags aumenta. Constatou-se que a implementação de tags do GTM, embora útil para o rastreamento de dados, pode ter um impacto negativo na performance do site se não for gerenciada corretamente. Por causa disso, atestou-se que no contexto de e-commerce esse processo envolve tomar decisões estratégicas sobre quais tags são realmente necessárias e como podem ser implementadas de forma a minimizar seu impacto na performance do site, garantindo, ao mesmo tempo, uma experiência positiva para o usuário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title O impacto do uso de tags de rastreamento na performance de um E-commerce. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract This paper seeks to understand whether the use of Google Tag Manager (GTM) tags interferes the performance of a perfectly optimized e-commerce site. Initially, the concept of performance, tags, GTM, and their importance in the context of an e-commerce will be analyzed. Then, to achieve the proposed objectives, performance analyses were conducted on an optimized e-commerce under three distinct scenarios: without the use of tags, with the use of GTM tags, and with the use of robust GTM tags. In all scenarios, outliers were excluded from the analysis, with the aim of eliminating possible inconsistencies in the results. The results show that there was a trend of performance decline as the complexity of the tags increases. It was found that the implementation of GTM tags, although useful for data tracking, can have a negative impact on site performance if not managed correctly. Because of this, it was asserted that in the context of e-commerce this process involves making strategic decisions about which tags are really necessary and how they can be implemented in a way to minimize their impact on site performance, while at the same time, ensuring a positive experience for the user. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38356
dc.date.accessioned 2024-10-08T17:38:04Z
dc.date.available 2024-10-08
dc.date.available 2024-10-08T17:38:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.subject Google Tag Manager pt_BR
dc.subject Experiëncia do usuário pt_BR
dc.subject User experience pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Vinicius Trindade Rocha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The impact of using tracking tags on the performance of an E-commerce. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Vinicius Trindade Rocha. O impacto do uso de tags de rastreamento na performance de um E-commerce. 2024. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38356 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte