DSpace Repository

O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA.

Show simple item record

dc.creator.ID SOUSA, I. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Norma Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID LIMA, N. M. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2660849777660617 pt_BR
dc.contributor.referee2 MELO, Antonio Antunes de.
dc.contributor.referee2ID MELO, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9650800811103103 pt_BR
dc.description.resumo A Matemática está presente nas atividades do cotidiano das pessoas. Esse é um fato inquestionável. Diante desse fato, estudar Matemática tornou-se necessário para que o homem possa resolver problemas e se inserir na possibilidade de trabalho, renda e cidadania, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, que têm um público específico, centrado na ânsia da inclusão. A pesquisa objetivou analisar as principais dificuldades dos professores de Matemática da EJA e as possibilidades de construção de currículo escolar na perspectiva da Economia Solidária, além de verificar se as atividades desenvolvidas pelos professores de Matemática da EJA valorizam o saber profissional dos alunos. De cunho qualitativo, buscou-se conhecer a problemática das dificuldades vividas por professores de matemática da EJA, o ensinar-aprender esta dinâmica que tanto aflige os docentes, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os professores apresentaram-se conscientes das necessidades de se buscar o conhecimento continuamente e que a ausência de tal procedimento, interfere nas práticas pedagógicas aplicadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Math is present in people's daily lives. This is an undeniable fact. Due to this, studying math became necessary to mankind for solving problems and to insert themselves in work, profit and citizenship possibilities, specially in the EJA (Brazillian Youth and Adults Educacion Program) that has an specific public, focused in the hunger for inclusion. This research objective was to analyze the main difficulties of math teachers of the EJA and the possibilties of a school curriculum construction in the perspective of Solidarity Economy, and to verify if the developed activities by them value the student's professional knowledge. As a qualitative way, it aimed to understand the problematic's difficulties experienced by math teachers from EJA, the teaching-learning this dynamics that afflicts the educators, through an application of a semi structured questionnaire. This research was developed at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, located in Campina Grande city, Paraíba. The teachers presented themselves aware of the need of continuously seeking for kwnolegde and that this procedure interferes on applied pedagogical practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366
dc.date.accessioned 2024-10-08T21:15:12Z
dc.date.available 2024-10-08
dc.date.available 2024-10-08T21:15:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Professores de matemática - EJA pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Education for young people and adults pt_BR
dc.subject Mathematics teachers - EJA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Isabelle Christine de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching mathematics from the perspective of the solidarity economy: concepts and challenges from the perspective of EJA teachers. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Isabelle Christine de Lima. O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Ciências e Tecnologia – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account