Repositorio Dspace/Manakin

Vozes femininas: narrativas entrelaçadas em Os Testamentos, de Margaret Atwood.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ARAÚJO, Â. M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3459123679591884 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, S. S. T.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, S. S. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8518389612992874 pt_BR
dc.contributor.referee1 MILREU, Isis.
dc.contributor.referee1ID MILREU, Isis. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 pt_BR
dc.contributor.referee2 CALDAS, Viviane Moraes de.
dc.contributor.referee2ID CALDAS, V. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0372425956977246 pt_BR
dc.description.resumo Em muitas distopias, a história é contada a partir de um único ponto de vista, geralmente o de uma protagonista que desafia o regime opressor. No entanto, diferentes vozes permitem entender melhor as características do mundo distópico, incluindo as motivações das personagens e as diferentes experiências das mulheres em um cenário opressivo. Esta pesquisa se propõe a realizar uma análise da obra Os testamentos, publicado em 2019, da escritora canadense Margaret Atwood. Sendo assim, nosso objetivo é analisar o entrelaçamento das vozes femininas no romance, investigando como essas vozes conversam entre si para retratar e resistir às estruturas opressivas que moldam o universo distópico do romance. Para tal, procedemos de um estudo que se fundamenta em um sólido aporte teórico, destacando as contribuições de Moylan (2016), Xavier (2007), Cavalcanti (2006) e Candido (2014). Ao concluirmos nossa análise verificamos uma ampliação da profundidade das personagens femininas na narrativa, com destaque para Tia Lydia, cuja evolução passou de autoritária para estrategicamente subversiva, revelando a capacidade de adaptação em contextos distópicos. A interação entre Tia Lydia e outras personagens, como Daisy e Agnes, demonstrou como a união entre mulheres pode subverter estruturas de poder já estabelecidas. A trajetória de Agnes representa a busca pela verdade, ressaltando a importância de explorar novas alternativas em sociedades opressoras. Daisy, por sua vez, se destaca por sua determinação em desafiar o regime totalitário de Gilead, subvertendo a objetificação e controle dos corpos femininos. Por fim, essas protagonistas ilustram a resistência feminina e a capacidade de transformar realidades opressivas por meio da colaboração. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Vozes femininas: narrativas entrelaçadas em Os Testamentos, de Margaret Atwood. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-21
dc.description.abstract In many dystopias, the story is told from a single point of view, usually that of a protagonist who challenges the oppressive regime. However, different voices make it possible to better understand the characteristics of the dystopian world, including the motivations of the characters, and the different experiences of women in an oppressive setting. This research aims at analyzing The testaments, published in 2019, by Canadian writer Margaret Atwood. Our focus is on the interweaving of women's narrative voices in the romance, investigating howthese voices talk to each other in order to portray and resist the oppressive structures that shape the romance's dystopian universe. To achieve this, we conducted a study based on a solid theoretical framework, highlighting the contributions of Moylan (2016), Xavier (2007), Cavalcanti (2006) and Candido (2014). In concluding our analysis, we observed an increase in the depth of the feminine characters in the narrative, especially Aunt Lydia, whose evolution from authoritarian to strategically subversive reveals her ability to adapt to dystopian contexts. The connection of Aunt Lydia with other characters such as Daisy and Agnes, demonstrates how the union among women can challenge established power structures. Agnes' journey represents the search for truth, emphasizing the importance of exploring new alternatives in oppressive societies. Daisy, on the other hand, stands out for her determination to challenge the totalitarian regime in Gilead, subverting the objectification and control of women's bodies. In short, these protagonists illustrate female resistance and the ability to transform oppressive realities through collaboration. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38379
dc.date.accessioned 2024-10-09T13:42:12Z
dc.date.available 2024-10-09
dc.date.available 2024-10-09T13:42:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura Canadense pt_BR
dc.subject Análise Literária pt_BR
dc.subject Crítica e Interpretação Literária pt_BR
dc.subject Vozes Femininas pt_BR
dc.subject Distopia pt_BR
dc.subject Opressão Social – Sexo Feminino pt_BR
dc.subject Corpos Femininos pt_BR
dc.subject Canadian Literature pt_BR
dc.subject Literary Analysis pt_BR
dc.subject Literary Criticism and Interpretation pt_BR
dc.subject Female Voices pt_BR
dc.subject Dystopia pt_BR
dc.subject Social Oppression – Female Sex pt_BR
dc.subject Female Bodies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Ângela Maria de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Female voices: Intertwined Narratives in Margaret Atwood's The Testaments. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Ângela Maria de Melo. Vozes femininas: narrativas entrelaçadas em Os Testamentos, de Margaret Atwood. 2024. 54 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta