dc.description.resumo |
Considerando a intensificação da ação antrópica nos ambientes naturais e seus efeitos danosos a saúde humana,
objetivou-se com o trabalho avaliar o conhecimento sobre os impactos ambientais e sua relação com o Novo
Coronavírus em uma Escola do Município de Sumé no Cariri paraibano. A unidade escolar selecionada da cidade, foi
a Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Foram aplicados questionários e
entrevistas semiestruturadas por meio de formulário eletrônico (Google Formulário). Os dados foram tabulados em
planilha do Excel 2019® e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os alunos demonstraram ser conscientes dos
fatores que favorecem o surgimento das doenças zoonóticas, dos impactos negativos gerados pelo Novo Coronavírus,
além das medidas de saúde pública adotadas para reduzir os efeitos do Novo Coronavírus e as estratégias ambientais
necessárias para mitigá-los. Entretanto, parte significativa deles conhecem apenas em parte as problemáticas que
causam efeitos danosos a saúde humana. Contudo, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias
metodológicas de ensino-aprendizagem que abranjam os fatores relacionados a saúde ambiental no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Os impactos ambientais e sua relação com o Novo Coronavírus: Uma análise da percepção de estudantes no Município de Sumé, Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
Considering the intensification of anthropic action in natural environments and its harmful effects on human health,
the aim of this work was to evaluate the knowledge about the environmental impacts and its relationship with the New
Coronavirus in a School in the Municipality of Sumé in Cariri, Paraíba. The selected school in the city was the
Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Questionnaires and semi-structured interviews were applied
through an electronic form (Google Form). Data were tabulated in an Excel 2019® spreadsheet and analyzed qualitatively and quantitatively. The students demonstrated to be aware of the factors that favor the emergence of
zoonotic diseases, the negative impacts generated by the Novo Coronavirus, in addition to the public health measures
adopted to reduce the effects of the New Coronavirus and the environmental strategies needed to mitigate them.
However, a significant part of them only partially know the problems that cause harmful effects to human health.
However, it is necessary to develop methodological teaching-learning strategies that cover factors related to
environmental health in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38383 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-09T18:23:39Z |
|
dc.date.available |
2024-10-09 |
|
dc.date.available |
2024-10-09T18:23:39Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Impactos ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Coronavírus |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Agrotécnica Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental impacts |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Professor José Gonçalves de Queiroz Agricultural School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Romário de Sousa. |
|
dc.creator |
MOURA, Luzia Batista. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Maria Pereira de. |
|
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
MEDEIROS, José George Ferreira. |
|
dc.creator |
ALCÂNTARA, Hugo Morais de. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental impacts and its relationship with the New Coronavirus: An analysis of students perception in the Municipality of Sumé, Cariri, Paraibano. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Impactos ambientales y su relación con el Nuevo Coronavirus: Análisis de la percepción de estudiantes en el Municipio de Sumé, Cariri, Paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Romário de Sousa; MOURA, Luzia Batista; ARAÚJO, Maria Pereira de; DORNELAS, Carina Seixas Maia; MEDEIROS, José George Ferreira; ALC NTARA, Hugo Morais de; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Os impactos ambientais e sua relação com o Novo Coronavírus: Uma análise da percepção de estudantes no Município de Sumé, Cariri Paraibano. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38383 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Considerando la intensificación de la acción antrópica en ambientes naturales y sus efectos nocivos sobre la salud
humana, el objetivo de este trabajo fue evaluar el conocimiento sobre los impactos ambientales y su relación con el
Nuevo Coronavirus en una Escuela del Municipio de Sumé en Cariri, Paraíba. La unidad escolar seleccionada en la
ciudad fue el Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Se aplicaron cuestionarios
y entrevistas semiestructuradas a través de un formulario electrónico (Formulario de Google). Los datos se tabularon
en una hoja de cálculo Excel 2019® y se analizaron cualitativa y cuantitativamente. Los estudiantes demostraron ser
conscientes de los factores que favorecen la aparición de enfermedades zoonóticas, los impactos negativos que genera
el Nuevo Coronavirus, además de las medidas de salud pública adoptadas para reducir los efectos del Nuevo
Coronavirus y las estrategias ambientales necesarias para mitigarlos. Sin embargo, una parte significativa de ellos
conoce solo parcialmente los problemas que provocan efectos nocivos para la salud humana. Sin embargo, es
necesario desarrollar estrategias metodológicas de enseñanza-aprendizaje que cubran factores relacionados con la
salud ambiental en el ámbito escolar. |
pt_BR |