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A violência é um evento que ocorre de maneira constante em nosso país que causa
inúmeras consequências principalmente entre os jovens, sendo considerado um problema de saúde pública. A
violência escolar é demonstrada por meio de indisciplina, agressões e ofensas, sendo presente neste ambiente
o bullying, que consiste na violência física ou psicológica praticada de forma individualizada ou em grupos
com o intuito de denegrir e prejudicar o outro, geralmente uma pessoa mais vulnerável. A problemática da
violência atinge todos os públicos em geral, sendo de abordagem necessária para todas as faixas etárias, em
especial com os adolescentes no ambiente escolar, devido a alta incidência de casos. No combate à estes
eventos, o enfermeiro assume um importante papel na sensibilização dos indivíduos, família e comunidade
permitindo uma identificação precoce dos fatores de risco e atos ligados à violência. Objetivou-se relatar a
experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem acerca da abordagem sobre a violência
entre adolescentes em um Centro de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes no alto sertão paraibano.
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado pelos acadêmicos do curso de
enfermagem de uma universidade pública durante uma aula prática da disciplina enfermagem em saúde da
criança e do adolescente. Foi realizada uma abordagem sobre os diversos tipos de violência, com ênfase no
bullying, por meio de uma conversa interativa, sendo esta discussão complementada por meio de um jogo
educativo e os conhecimentos expressados em uma cartolina. Foi notório, durante a atividade, que os
participantes mostraram grande interesse sobre o assunto e participando de forma ativa, fazendo comentários,
expressando seus conhecimentos prévios e relatando que o bullying estava presente no cotidiano na escola,
sendo um evento que acontecia com indivíduos que eram considerados diferentes perante os agressores,
dessa forma, observa-se que o preconceito apresenta-se como um fator gerador de violência destes
ambientes. O perigo e a gravidade destes acontecimentos foram enfatizados a fim de sensibilizar os
adolescentes sobre as consequências geradas, abordando medidas e ações de prevenção e combate além do
problema do bullying, o cyberbullying. . Após a discussão do tema, foi proposto um jogo de perguntas com
intuito de mensurar os conhecimentos e realizar um momento lúdico e a expressão de conhecimento na cartolina, com finalidade de proporcionar uma construção coletiva do saber. Conclui-se que essa temática
sobre o bullying necessita de uma abordagem mais ampla, devido sua alta frequência no ambiente escolar,
sendo importante um posicionamento do profissional enfermeiro frente à realização ações de educação em
saúde com adolescentes a respeito da violência. |
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ARAÚJO, Poliana Carla Batista de; PAMPLONA, Mário Hélio Antunes; SARMENTO, Wagner Maciel; FERNANDES, Claúdia Maria. Violência e bullying na escola: uma conversa entre acadêmicos e adolescentes. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38413 |
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