dc.contributor.advisor1 |
TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. |
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dc.description.resumo |
INTRODUÇÃO: O estado brasileiro está sendo marcado fortemente pelo aumento do número de idosos.
Considerando que o envelhecer não esteja restrito ao aparecimento de doenças e incapacidades, preocupa-se
especialmente com as doenças crônico-degenerativas. Ao tratar-se da capacidade cognitiva, um dos meios
que levam há um olhar clínico especial e que auxilia em diagnósticos é a utilização do Mini Exame do
Estado Mental (MEEM), que tem por finalidade avaliar o estado mental. OBJETIVO: o presente estudo tem
por objetivo relatar a experiência da avaliação cognitiva de idosos institucionalizados e não
institucionalizados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência realizado em
uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em condomínio fechado para idosos, por
discentes do sétimo período do curso de Enfermagem. O instrumento escolhido para ser aplicado com os
idosos, estava relacionado à capacidade cognitiva, na qual optou-se o uso do Mini Exame do Estado Mental
(MEEM). RESULTADOS: Identificou-se limitações da capacidade cognitiva quando aplicado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). O idoso que reside no condomínio fechado obteve escore maior com
resultados satisfatórios em comparação ao outro idoso residente em ILPI. Avaliou-se pelos alunos a forma
pela qual os idosos se esforçavam em responder as questões, sendo perceptível o déficit na compreensão das
perguntas e nas respostas do idoso institucionalizado por meio do relato verbal. Evidenciou-se a qualidade de
vida, do idoso residente no condomínio fechado, contrastando com o idoso da ILPI, este que antes, durante e
após aplicação do mini exame, demonstrou por meio dos relatos e atos perda progressiva das funções antes
praticadas quando residiam em suas casas, em decorrência da monotonia do dia a dia. DISCUSSÃO: O Mini
Exame do Estado Mental (MEEM) possui vasta aplicabilidade mundialmente, tem por finalidade ser um teste
de rastreio cognitivo que pode ser utilizado com pessoas adultas e idosos. De fato, deve ser levado em
consideração o quão diverso são os níveis de instrução das pessoas no Brasil, configurando um cenário
educacional heterogêneo da população idosa, que em sua média não ultrapassa de 10 anos de estudos. É
necessário e importante ações que promovam a manutenção da cognição, fortalecendo a autonomia e
independência do idoso e a sua estimulação para prevenir e diminuir os avanços de degeneração do cérebro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto busca-se por meio dos instrumentos avaliativos das condições de
saúde dos idosos, fornecer condições de vida favoráveis e saudáveis com a propositura de aumento da
expectativa de vida, redução de gastos na saúde pública e redução no aparecimento das demências, embora
que a assistência não restrinja-se somente um sistema do corpo humano, mas que os idosos sejam,
especialmente, assistidos em sua integralidade e multidimensionalidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Saúde. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420 |
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dc.date.accessioned |
2024-10-11T17:58:54Z |
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dc.date.available |
2024-10-11 |
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dc.date.available |
2024-10-11T17:58:54Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos institucionalizados |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos não institucionalizados |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa idosa |
pt_BR |
dc.subject |
Capacidade cognitiva - idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da capacidade cognitiva - idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Cognição - idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Institutionalized elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Non-institutionalized elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly person |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive capacity - elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment of cognitive capacity - elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Cognition - elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEANDRO, Geísa Batista. |
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dc.creator |
BRITO, Paloma Karen Holanda. |
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dc.creator |
BATISTA, Irislândia de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of the cognitive capacity of institutionalized and non-institutionalized elderly people: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEANDRO, Geísa Batista; BRITO, Paloma Karen Holanda; BATISTA, Irislândia de Oliveira; TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420 |
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