Repositorio Dspace/Manakin

A avaliação no processo educativo: um olhar sobre o ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia no ensino fundamental anos finais.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7724483637584747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves.
dc.contributor.referee2 GONZAGA, Antônio Edivaneide de Sousa.
dc.description.resumo A educação exige resultados e o processo avaliativo reflete os efeitos das práticas de ensino, refletindo sobre a qualidade da educação. A carga histórica da avaliação está atrelada ao sistema de medição, e justamente por isso foi desenvolvida uma cultura de medo entre os discentes, pois o avaliar estava relacionado à quantificação do hecimento, fugindo do seu propósito de diagnosticador da aprendizagem. Nesse sentido, baseada nessa fundamentação, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a influência da avaliação no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia. Para isso, o percurso metodológico se baseou no método de pesquisa-ação, esenvolvido em uma escola estadual da Paraíba, onde foi possível a interação com os sujeitos squisados para o desenvolvimento de ações avaliativas em um período de seis meses. Além disso, ao final foi realizada a aplicação de um questionário para comprovar os resultados da pesquisa. A partir disso, foi possível constatar que boa parte dos alunos não tem boa relação com o processo avaliativo, sentindo apreensão quando submetidos a métodos como prova/exames. Na busca por priorizar a aprendizagem geográfica o desenvolvimento das ações surtiu efeitos positivos, pois os alunos relataram que tiveram maior liberdade em aprender ao saberem que não iriam realizar prova, bem como houve mínima apreensão durante as ações. Portanto, a pesquisa priorizou a aprendizagem dos alunos, desfazendo o caráter quantitativo, tornando a avaliação uma parte integrante do processo educativo, não algo a parte e para ter medo, pois o avaliar deve ser o diagnosticador das necessidades de aprendizagem, não o julgamento final do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A avaliação no processo educativo: um olhar sobre o ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia no ensino fundamental anos finais. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-04
dc.description.abstract Education requires results and the evaluation process has the function of bringing them, reflecting about the quality of education. The historical burden of education is linked to the measurement system, and precisely because of that was developed a fear culture among the students, because the evaluation was linked to the quantification of knowledge, running away from its purpose as a diagnostician of the learning. In this sense, based on this fundamentation, the present work has as the main objective to analyze the influence of the evaluation on the teaching and learning process in the Geography matter. For that, the methodological route was based on the action-research method developed in a state school in Paraíba, where it was possible to interact with the researched subjects for the development of evaluative actions in six months. In addition, in the end, a questionnaire was applied to quantitatively prove the results of the research. From this, it was possible to verify that a good portion of the students do not have a good relationship with the evaluation process, feeling apprehensive when subjected to methods such as tests/exams. In the search to prioritize geographical learning, the development of actions had positive effects, as students reported feeling more freedom to learn knowing they would not have to take a test, and there was minimal apprehension during the actions. Therefore, the research prioritized student learning, undoing the quantitative aspect, making assessment an integral part of the educational process, not something separate and to be feared, as assessment should be the diagnostic tool for learning needs, not the final judgment of the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38461
dc.date.accessioned 2024-10-15T13:17:35Z
dc.date.available 2024-10-15
dc.date.available 2024-10-15T13:17:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Geografia - Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino fundamental - Anos finais pt_BR
dc.subject Avaliação de ensino pt_BR
dc.subject Geography - Teaching and learning pt_BR
dc.subject Geography – Learning assessment pt_BR
dc.subject Geography - Elementary school - Final years pt_BR
dc.subject Teaching evaluation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Jessica de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment in the educational process: A look at teaching and learning in the subject of geography in elementary school in the final years. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Jessica de Lima. A avaliação no processo educativo: um olhar sobre o ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia no ensino fundamental anos finais. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta