dc.creator.ID |
GOMES, T. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8486682723415105 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. E. B. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 |
|
dc.contributor.referee1 |
BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
A feira livre caracteriza-se como sendo de grande relevância na vida socioeconômica e
cultural de muitos municípios brasileiros, assumindo papéis pertinentes variados na
economia local, no consumo sustentável e nas relações comunitárias. Posto isso, o
presente trabalho apresentou como objeto de estudo analisar a percepção dos feirantes e
consumidores sobre a Feira Livre de Bonito de Santa Fé – PB e propor uma proposta de
aula sobre feiras livres para implementação nas aulas de geografia. Assim, a
metodologia adotada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativa,
exploratória, através de entrevistas estruturadas com feirantes e consumidores da feira
livre, utilizando questionários como principal instrumento de coleta de dados, assim, os
questionários foram analisados qualitativamente para identificar aspectos relacionadas à
produção, consumo e articulação na feira. Os resultados indicam que os feirantes
enfrentam desafios significativos relacionados à infraestrutura precária, falta de
regularização e competitividade com outros mercados. Por outro lado, os consumidores
valorizam a diversidade de produtos, preços acessíveis e a qualidade dos produtos
oferecidos na feira. A análise dos resultados deixou em evidência a importância
econômica da feira livre para o município, bem como sua relevância na preservação da
cultura local e na promoção de práticas de consumo mais sustentáveis. As discussões
também destacaram a necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento
e a regularização das feiras livres, garantindo melhores condições de trabalho para os
feirantes e experiências de compra satisfatórias para os consumidores. Além disso, o
desenvolvimento da proposta de aula incluindo no currículo educacional o conteúdo
sobre feiras livres contribui para que os professores melhor compreendam a importância
de abordar essa temática em suas aulas, levando em consideração todos os aspectos
geográficos que o assunto engloba, além disso, essas aulas buscarão, inclusive,
promover uma maior conscientização da sociedade sobre esses espaços tão pertinentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Experiências dos feirantes e consumidores na feira livre de Bonito de Santa Fé - PB: propostas educacionais para o ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-16 |
|
dc.description.abstract |
The open-air market is characterized by its great relevance in the socio-economic and
cultural life of many Brazilian municipalities, assuming various important roles in the
local economy, sustainable consumption, and community relations. Therefore, this
study aimed to analyze the perceptions of vendors and consumers regarding the open-air
market in Bonito de Santa Fé – PB and to propose a lesson plan about open-air markets
for implementation in geography classes. Thus, the methodology adopted for the
research was qualitative and exploratory, using structured interviews with vendors and
consumers of the open-air market, with questionnaires as the main data collection tool.
The questionnaires were qualitatively analyzed to identify aspects related to production,
consumption, and organization in the market. The results indicate that vendors face
significant challenges related to poor infrastructure, lack of regularization, and
competition with other markets. On the other hand, consumers value the diversity of
products, affordable prices, and the quality of products offered in the market. The
analysis of the results highlighted the economic importance of the open-air market for
the municipality, as well as its relevance in preserving local culture and promoting more
sustainable consumption practices. The discussions also highlighted the need for public
policies that support the development and regularization of open-air markets, ensuring
better working conditions for vendors and satisfactory shopping experiences for
consumers. Moreover, developing the lesson plan that includes content about open-air
markets in the educational curriculum helps teachers better understand the importance
of addressing this topic in their classes, taking into account all the geographical aspects
the subject encompasses. Furthermore, these lessons aim to promote greater awareness
in society about these highly relevant spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38468 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-15T18:04:37Z |
|
dc.date.available |
2024-10-15 |
|
dc.date.available |
2024-10-15T18:04:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Feira livre - Bonito de Santa Fé- Município-Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidores |
pt_BR |
dc.subject |
Feirantes |
pt_BR |
dc.subject |
Economia - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de Geografia - Proposta |
pt_BR |
dc.subject |
Free market - Bonito de Santa Fé- Municipality-Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Consumers |
pt_BR |
dc.subject |
Marketers |
pt_BR |
dc.subject |
Economy - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Classes - Proposal |
pt_BR |
dc.subject |
Bonito de Santa Fé - PB - feira livre |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Tamara Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiences of stallholders and consumers at the Bonito street market in Santa Fé- PB: educational proposals for teaching geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Tamara Alves. Experiências dos feirantes e consumidores na feira livre de Bonito de Santa Fé – PB: propostas educacionais para o ensino de Geografia PB. 2024. 62f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |