DSpace/Manakin Repository

O ensino de História e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na modalidade EJA: um estudo nos Ciclos IV e V na ECI Bonifácio Saraiva de Moura no município de Monte Horebe - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, C. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5793149798169426 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Ana Lunara da Silva.
dc.contributor.referee2 CÂNDIDO, Cícero Ribeiro.
dc.description.resumo O presente trabalho que tem como objetivo principal investigar qual o impacto do uso de tecnologias no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos ciclos IV e V da Escola Cidadã Integral (ECI) Bonifácio Saraiva de Moura, no município de Monte Horebe-PB, buscando compreender como essas ferramentas pedagógicas podem contribuir para a melhoria do processo educacional. Tendo como princípio motivador a observação de como as metodologias tradicionais ainda se fazem presentes no ensino de história na EJA e com o intuito de poder contribuir para mudanças nesta realidade, este estudo encontra respaldo em autores renomados que discorrem sobre a inserção das tecnologias digitais como recurso metodológico facilitador do ensino/aprendizagem. Para obtenção de respostas aos objetivos pretendidos realizou-se pesquisa bibliográfica e um estudo de caso para obtenção de dados reais e concretos a partir da realidade. Os resultados encontrados apontam que os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem perfil específico geralmente associado a trabalho, família e necessidades divergentes dos alunos das etapas regulares, por isso o uso de metodologias ativas através das tecnologias são eficazes para estimular e incluir estes sujeitos no mundo da informação e contemporaneidade. Obteve-se também que estes recursos favorecem o exercício da docência e o ensino de história, e, apesar dos desafios enfrentados podem ser considerados aliados necessários para um ensino construtivista cujo personagem principal é o aluno, com suas memórias e história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O ensino de História e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na modalidade EJA: um estudo nos Ciclos IV e V na ECI Bonifácio Saraiva de Moura no município de Monte Horebe - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-16
dc.description.abstract This study aims to investigate the impact of technology use on History teaching in Youth and Adult Education (EJA) in cycles IV and V at the Escola Cidadã Integral (ECI) Bonifácio Saraiva de Moura, in Monte Horebe-PB, seeking to understand how these pedagogical tools can contribute to improving the educational process. Motivated by observing how traditional methodologies are still present in EJA history teaching and intending to contribute to changes in this reality, this study is supported by renowned authors who discuss the integration of digital technologies as a facilitating methodological resource for teaching and learning. To achieve the intended objectives, a bibliographic research and a case study were conducted to obtain real and concrete data from the actual context. The results indicate that Youth and Adult Education students have a specific profile generally associated with work, family, and needs different from regular students. Therefore, the use of active methodologies through technologies is effective in stimulating and including these individuals in the world of information and contemporary life. It was also found that these resources favor the practice of teaching and the instruction of history, and despite the challenges faced, they can be considered necessary allies for constructivist teaching, where the main character is the student, with their memories and history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38484
dc.date.accessioned 2024-10-15T23:09:23Z
dc.date.available 2024-10-15
dc.date.available 2024-10-15T23:09:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Tecnologia digital - Ensino de história pt_BR
dc.subject História - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Digital technology - Teaching history pt_BR
dc.subject History - Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Carlos Augusto da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching and the use of digital information and communication technologies in the EJA modality: a study in Cycles IV and V at ECI Bonifácio Saraiva de Moura in the municipality of Monte Horebe - PB. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Carlos Augusto da Silva. O ensino de História e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na modalidade EJA: um estudo nos Ciclos IV e V na ECI Bonifácio Saraiva de Moura no Município de Monte Horebe - PB. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta