dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
BASTOS, Raquel Leão. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visa examinar as
contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente e
profissional dos licenciados do curso de História, com base na experiência dos residentes
bolsistas do PRP. Para esta finalidade, foram pautadas diferentes abordagens, como: a
elaboração de uma revisão bibliográfica sobre o histórico da formação docente no Brasil,
caracterização do PRP e sua relação com a identidade do docente e análises do relatório final
escrito durante a residência, identificando as contribuições da PRP com enfoques no processo
de formação inicial do Historiador-docente. Esse estudo iniciou-se em 2018, decorrendo por
18 meses de imersão dos residentes na Educação Básica na escola Cecília Estolano Meireles,
no município de Cajazeiras, com regência específica na turma do 6° ano do ensino
fundamental. A imersão do discente no programa possibilitou uma união entre a escola e
universidade, ampliando os conhecimentos dos bolsistas sobre os saberes que regem a
docência, o aproximando da realidade e dos desafios da educação, além da contribuição para
a criação de metodologias de ensino, que envolve desde a produção de materiais didáticos,
participações de reuniões, planejamentos e contato com a comunidade escolar. Para refletir
sobre os processos, contexto históricos de formação e profissionalização, e a prática
pedagógica, este estudo fundamenta-se nas teorias de Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti
(2006), Tanuri (2000) e Vieira e Gomide (2008). A pesquisa destacou a significância da
integração entre teoria e prática em programas como o PRP, que promovem a política de
valorização profissional no ensino, enfatizando sua relevância na formação dos educadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-18 |
|
dc.description.abstract |
The research carried out for this Course Completion Work (TCC) aims to examine the
contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to the professional and
educational formation of History graduates, based on the experiences of PRP resident
scholars. To achieve this goal, several approaches were employed, including: conducting a
literature review on the historical aspects of teacher education in Brazil, characterizing the
PRP and its relationship with teacher identity, and analyzing the final report written during
the residency to identify the PRP's contributions to the development of historian-teacher
practices. These perspectives formed the basis for reflections on the initial formation process
of historian-teachers. The study began in 2018 and spanned 18 months, during which
residents immersed themselves in Basic Education at Cecília Estolano Meireles School in
Cajazeiras municipality, specifically teaching the 6th grade. The immersion of participants in
the program facilitated a synergy between school and university, enhancing the scholars'
understanding of pedagogical knowledge, bringing them closer to the realities and challenges
of education, and contributing to the development of teaching methodologies. This
involvement encompassed the production of teaching materials, participation in meetings,
planning activities, and engagement with the school community. To reflect on the processes,
historical contexts of formation and professionalization, and pedagogical practice, this study
is grounded in the theories of Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti (2006), Tanuri (2000),
and Vieira and Gomide (2008). The research underscores the significance of integrating
theory and practice in programs like PRP, which promote the professional valorization of
teaching, thereby emphasizing its relevance in the education and training of educators. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38485 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-15T23:22:41Z |
|
dc.date.available |
2024-10-15 |
|
dc.date.available |
2024-10-15T23:22:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade do docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática historiador - docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Residency Program |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher identity |
pt_BR |
dc.subject |
Historian practice - teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of the Pedagogical Residency Program in the teaching training of History teachers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do. As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |