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As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História.

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dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Ana Lunara da Silva.
dc.contributor.referee2 BASTOS, Raquel Leão.
dc.description.resumo A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visa examinar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente e profissional dos licenciados do curso de História, com base na experiência dos residentes bolsistas do PRP. Para esta finalidade, foram pautadas diferentes abordagens, como: a elaboração de uma revisão bibliográfica sobre o histórico da formação docente no Brasil, caracterização do PRP e sua relação com a identidade do docente e análises do relatório final escrito durante a residência, identificando as contribuições da PRP com enfoques no processo de formação inicial do Historiador-docente. Esse estudo iniciou-se em 2018, decorrendo por 18 meses de imersão dos residentes na Educação Básica na escola Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras, com regência específica na turma do 6° ano do ensino fundamental. A imersão do discente no programa possibilitou uma união entre a escola e universidade, ampliando os conhecimentos dos bolsistas sobre os saberes que regem a docência, o aproximando da realidade e dos desafios da educação, além da contribuição para a criação de metodologias de ensino, que envolve desde a produção de materiais didáticos, participações de reuniões, planejamentos e contato com a comunidade escolar. Para refletir sobre os processos, contexto históricos de formação e profissionalização, e a prática pedagógica, este estudo fundamenta-se nas teorias de Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti (2006), Tanuri (2000) e Vieira e Gomide (2008). A pesquisa destacou a significância da integração entre teoria e prática em programas como o PRP, que promovem a política de valorização profissional no ensino, enfatizando sua relevância na formação dos educadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-18
dc.description.abstract The research carried out for this Course Completion Work (TCC) aims to examine the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to the professional and educational formation of History graduates, based on the experiences of PRP resident scholars. To achieve this goal, several approaches were employed, including: conducting a literature review on the historical aspects of teacher education in Brazil, characterizing the PRP and its relationship with teacher identity, and analyzing the final report written during the residency to identify the PRP's contributions to the development of historian-teacher practices. These perspectives formed the basis for reflections on the initial formation process of historian-teachers. The study began in 2018 and spanned 18 months, during which residents immersed themselves in Basic Education at Cecília Estolano Meireles School in Cajazeiras municipality, specifically teaching the 6th grade. The immersion of participants in the program facilitated a synergy between school and university, enhancing the scholars' understanding of pedagogical knowledge, bringing them closer to the realities and challenges of education, and contributing to the development of teaching methodologies. This involvement encompassed the production of teaching materials, participation in meetings, planning activities, and engagement with the school community. To reflect on the processes, historical contexts of formation and professionalization, and pedagogical practice, this study is grounded in the theories of Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti (2006), Tanuri (2000), and Vieira and Gomide (2008). The research underscores the significance of integrating theory and practice in programs like PRP, which promote the professional valorization of teaching, thereby emphasizing its relevance in the education and training of educators. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38485
dc.date.accessioned 2024-10-15T23:22:41Z
dc.date.available 2024-10-15
dc.date.available 2024-10-15T23:22:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Identidade do docente pt_BR
dc.subject Prática historiador - docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program pt_BR
dc.subject Teacher identity pt_BR
dc.subject Historian practice - teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of the Pedagogical Residency Program in the teaching training of History teachers. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do. As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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