DSpace/Manakin Repository

A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho tecemos reflexões sobre o papel da literatura infantil no cotidiano escolar. Sabemos que as dificuldades quanto ao gosto pela leitura vêm sendo estendida desde as séries iniciais até a fase adulta. Através dessa afirmação que pude comprovar durante uma pesquisa intitulada: LEITURA: Prática de Jovens Estudantes de Escola Pública da Cidade de Cajazeiras, durante as entrevistas, a maioria dos entrevistados relatava o não gostar de ler por não terem tido uma alfabetização pautada no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura. Com isso surgiu o interesse em observar como é trabalhada a literatura infantil nas séries iniciais e como a mesma pode ser trabalhada, à medida que pudesse inspirar em algum grau o interesse desses alunos desde as séries iniciais. Diante desta realidade consideramos a literatura infantil um tema importante, pois, a mesma faz uma ligação entre ficção e realidade, possibilitando a criação de um espaço de reflexão sobre o mundo em que a criança vive. Realizamos um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada no sítio Barra do Catolé, zona rural da cidade de Cajazeiras – PB. Com o objetivo de identificar e analisar a literatura infantil e suas contribuições para a formação de leitores. A importância deste estudo se deve ao fato de que as reflexões apresentadas possibilitam uma maior compreensão acerca da prática docente no trabalho com a literatura infantil, oportunizando aos professores e aqueles que tiveram acesso a esse trabalho de conhecer mais sobre a temática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
dc.date.accessioned 2024-10-17T11:08:06Z
dc.date.available 2024-10-17
dc.date.available 2024-10-17T11:08:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Leitores infantis pt_BR
dc.subject Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Prática docente - literatura infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Escola e leitura - literatura infantil pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Children's readers pt_BR
dc.subject Manoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Teaching practice - children's literature pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject School and reading - children's literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAROLINO, Zaíra de Aquino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers’ views on children’s literature and its possible contributions to the formation of readers. pt_BR
dc.identifier.citation CAROLINO, Zaíra de Aquino. A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...]. Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta