dc.description.resumo |
Neste trabalho tecemos reflexões sobre o papel da literatura infantil no cotidiano
escolar. Sabemos que as dificuldades quanto ao gosto pela leitura vêm sendo estendida
desde as séries iniciais até a fase adulta. Através dessa afirmação que pude comprovar
durante uma pesquisa intitulada: LEITURA: Prática de Jovens Estudantes de Escola
Pública da Cidade de Cajazeiras, durante as entrevistas, a maioria dos entrevistados
relatava o não gostar de ler por não terem tido uma alfabetização pautada no
desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura.
Com isso surgiu o interesse em observar como é trabalhada a literatura infantil
nas séries iniciais e como a mesma pode ser trabalhada, à medida que pudesse inspirar
em algum grau o interesse desses alunos desde as séries iniciais.
Diante desta realidade consideramos a literatura infantil um tema importante,
pois, a mesma faz uma ligação entre ficção e realidade, possibilitando a criação de um
espaço de reflexão sobre o mundo em que a criança vive.
Realizamos um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental
Manoel Gonçalves da Silva, localizada no sítio Barra do Catolé, zona rural da cidade de
Cajazeiras – PB. Com o objetivo de identificar e analisar a literatura infantil e suas
contribuições para a formação de leitores.
A importância deste estudo se deve ao fato de que as reflexões apresentadas
possibilitam uma maior compreensão acerca da prática docente no trabalho com a
literatura infantil, oportunizando aos professores e aqueles que tiveram acesso a esse
trabalho de conhecer mais sobre a temática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-17T11:08:06Z |
|
dc.date.available |
2024-10-17 |
|
dc.date.available |
2024-10-17T11:08:06Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Leitores infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e leitura - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Children's readers |
pt_BR |
dc.subject |
Manoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
School and reading - children's literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAROLINO, Zaíra de Aquino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers’ views on children’s literature and its possible contributions to the formation of readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAROLINO, Zaíra de Aquino. A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...]. Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529 |
pt_BR |