Repositorio Dspace/Manakin

Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, M. F. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7546162302144670 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.advisor1ID MONTIEL, SUZI ALVES. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8148083481518979 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas pelo sistema municipal de ensino de São José de Piranhas para a recomposição das aprendizagens do processo de alfabetização de crianças e adolescentes com déficit. Buscando responder a seguinte pergunta: qual a estratégia o Município tem adotado visando sanar ou amenizar as lacunas deixadas resultantes do período pandêmico? A importância deste trabalho se justifica pelo fato de que para a educação nacional é prioridade que crianças sejam alfabetizadas no período estipulado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa exploratória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com três participantes e observação in loco da estratégia utilizada e análise da proposta. O Núcleo de Aprendizagem é a estratégia criada pelo sistema de ensino para dirimir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes doMunicípio. A partir dos resultados obtidos que a estratégia adotada pelo Município, vem se aprimorando ao longo do ano e se consolidando com resultados favoráveis aos objetivos propostos, mas, que o caminho é longo e precisa ser percorrido com esperança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
dc.date.accessioned 2024-10-17T14:53:52Z
dc.date.available 2024-10-17
dc.date.available 2024-10-17T14:53:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Estratégia de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Children's learning pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Learning Strategy pt_BR
dc.subject Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria de Fátima Avelino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy: strategy for overcoming the learning of students in the Municipal Education System of São José de Piranhas post-pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Fátima Avelino da. Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. 2023. 23f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta