dc.creator.ID |
GUARANY, M. G. A. M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2938257410697049 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DINIZ, P. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ESTRELA, K. A. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem como características básicas a
desatenção, a agitação e a impulsividade. Reconhecendo que hoje esse distúrbio é um grande desafio
para a educação, é notório saber que o processo de ensino aprendizagem traz consigo variáveis que
interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com o
transtorno do TDAH. Para isso, faz-se, um estudo direcionado sobre o que é TDAH, suas
características, consequências e desafios no ambiente escolar, apontando qual o papel da escola e do
professor diante da problemática. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado
por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. No contexto ensino-aprendizagem,
geralmente se concentra em criar estratégias que atendam às necessidades específicas e os desafios
dos alunos que apresentam sintomas e características do TDAH, através dos desafios enfrentados no
ambiente escolar é que faz necessário fornecer um acompanhamento individualizado e criar um
ambiente de sala de aula que minimize suas distrações. Verificou-se que, ao reconhecer e responder
às necessidades dos alunos com TDAH de forma proativa e empática, os educadores podem criar um
ambiente inclusivo e acolhedor que promova o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05 |
|
dc.description.abstract |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by inattention, hyperactivity, and
impulsivity. Acknowledging that this disorder poses a significant challenge for education, it is evident
that the teaching-learning process includes variables that interfere with achieving meaningful
learning, such as the presence of students with ADHD. Therefore, a focused study is conducted on
what ADHD is, its characteristics, consequences, and challenges in the school environment,
highlighting the role of the school and the teacher in addressing the issue. It is a neurobiological
disorder with genetic causes, characterized by symptoms such as inattention, restlessness, and
impulsivity. In the context of teaching and learning, it generally focuses on creating strategies that
meet the specific needs and challenges of students exhibiting symptoms and characteristics of ADHD.
Given the challenges faced in the school environment, it is necessary to provide individualized
support and create a classroom environment that minimizes distractions. It has been found that by
recognizing and proactively and empathetically addressing the needs of students with ADHD,
educators can create an inclusive and supportive environment that fosters the academic and emotional
success of all students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-18T10:36:58Z |
|
dc.date.available |
2024-10-18 |
|
dc.date.available |
2024-10-18T10:36:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial. |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. |
pt_BR |
dc.subject |
Psicopedagogia. |
pt_BR |
dc.subject |
Special education. |
pt_BR |
dc.subject |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder. |
pt_BR |
dc.subject |
Psychopedagogy. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching, learning and the challenges of students with ADHD. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane. Ensino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568 |
pt_BR |