Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GUARANY, M. G. A. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2938257410697049 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.referee1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Reconhecendo que hoje esse distúrbio é um grande desafio para a educação, é notório saber que o processo de ensino aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com o transtorno do TDAH. Para isso, faz-se, um estudo direcionado sobre o que é TDAH, suas características, consequências e desafios no ambiente escolar, apontando qual o papel da escola e do professor diante da problemática. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. No contexto ensino-aprendizagem, geralmente se concentra em criar estratégias que atendam às necessidades específicas e os desafios dos alunos que apresentam sintomas e características do TDAH, através dos desafios enfrentados no ambiente escolar é que faz necessário fornecer um acompanhamento individualizado e criar um ambiente de sala de aula que minimize suas distrações. Verificou-se que, ao reconhecer e responder às necessidades dos alunos com TDAH de forma proativa e empática, os educadores podem criar um ambiente inclusivo e acolhedor que promova o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH. pt_BR
dc.date.issued 2024-05
dc.description.abstract Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by inattention, hyperactivity, and impulsivity. Acknowledging that this disorder poses a significant challenge for education, it is evident that the teaching-learning process includes variables that interfere with achieving meaningful learning, such as the presence of students with ADHD. Therefore, a focused study is conducted on what ADHD is, its characteristics, consequences, and challenges in the school environment, highlighting the role of the school and the teacher in addressing the issue. It is a neurobiological disorder with genetic causes, characterized by symptoms such as inattention, restlessness, and impulsivity. In the context of teaching and learning, it generally focuses on creating strategies that meet the specific needs and challenges of students exhibiting symptoms and characteristics of ADHD. Given the challenges faced in the school environment, it is necessary to provide individualized support and create a classroom environment that minimizes distractions. It has been found that by recognizing and proactively and empathetically addressing the needs of students with ADHD, educators can create an inclusive and supportive environment that fosters the academic and emotional success of all students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568
dc.date.accessioned 2024-10-18T10:36:58Z
dc.date.available 2024-10-18
dc.date.available 2024-10-18T10:36:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial. pt_BR
dc.subject Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. pt_BR
dc.subject Psicopedagogia. pt_BR
dc.subject Special education. pt_BR
dc.subject Attention Deficit Hyperactivity Disorder. pt_BR
dc.subject Psychopedagogy. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching, learning and the challenges of students with ADHD. pt_BR
dc.identifier.citation GUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane. Ensino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte