Dépôt DSpace/Manakin

Uso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Laryssa Lins de.
dc.description.resumo O uso do lúdico exerce uma função primordial na aprendizagem e é através desta prática, que o indivíduo busca conhecimento do próprio corpo, busca soluções diante de problemas e tem uma percepção de si mesmo no processo de construção de sua aprendizagem, possibilitando uma construção significativa. A ludicidade é um processo contínuo e gradativo, pois a própria pessoa está construindo sua maneira de aprender com mais facilidade. A utilização dessas metodologias é essencial para melhorar o nível de desempenho dos alunos, e tornar o ambiente de sala de aula prazeroso e dinâmico. (PINTO; TAVARES, 2010). Ao se tratar de metodologia ativa podemos defini-la como uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Essa forma lúdica permite que o aluno através de situações diversas, pode fazer parte da construção do conhecimento. (SOBRAL; CAMPOS, 2012). O trabalho foi solicitado por docentes da disciplina de enfermagem cirúrgica do curso de graduação de enfermagem com intuito de explanar conteúdos através de metodologias ativas para que de forma lúdica os temas solicitados ficassem mais dinâmicos para os discentes. Diante do exposto e com o propósito de aprofundar os conteúdos sobre as reflexões e mudanças sobre a formação acadêmica em relação à aprendizagem de forma lúdica, com uso de metodologias ativas, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivida em sala de aula com a apresentação do tema "Complicações que podem acometer pacientes na URPA", utilizando-se das metodologias ativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Saúde. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Uso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38587
dc.date.accessioned 2024-10-18T18:40:13Z
dc.date.available 2024-10-18
dc.date.available 2024-10-18T18:40:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação lúdica - enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem cirúrgica - disciplina pt_BR
dc.subject Ensino de Enfermagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Playful education - nursing pt_BR
dc.subject Surgical nursing - subject pt_BR
dc.subject Nursing education pt_BR
dc.subject Playful pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Manuella Gonçalves de.
dc.creator OLIVEIRA, Raylla Maria Dantas de.
dc.creator PAMPLONA, Mário Hélio Antunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of play as a learning tool in surgical nursing: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Manuella Gonçalves de; OLIVEIRA, Raylla Maria Dantas de; PAMPLONA, Mário Hélio Antunes; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Uso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38587 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte