Repositorio Dspace/Manakin

Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Trata-se de um estudo teórico reflexivo a partir de conceitos nucleares de Pierre Bourdieu relacionado com produções científicas sobre educação em saúde realizada pelo Enfermeiro da Atenção Básica ao adolescente. Segundo o Ministério da Saúde a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Esse cenário de atenção possui como protagonista o Enfermeiro, que detém uma gama de ações, tendo como destaque a educação em saúde, que é a principal ferramenta de prevenção e promoção da saúde. No contexto atual, geralmente essa educação ainda segue o modelo verticalizado, sendo marcada pela violência simbólica. A violência simbólica é a dominação de uma classe sobre a outra, ou seja, quando uma classe dominante, que carrega o reconhecimento de uma superioridade e legitimidade, desvalorizando o saber e o saber fazer da classe dominada impõe de forma sutil seu <conhecimento absoluto=. Dessa forma, nota-se necessário vislumbrar a importância da promoção de capacitações para o enfermeiro direcionadas ao atendimento ao público adolescente, para que este como ator político-social, ou seja, um agente no processo de mudança social, por meio da educação em saúde como método de ensino dialógico, possa aprender a respeitar e potencializar a autonomia do usuário na luta por melhores condições de saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Saúde. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592
dc.date.accessioned 2024-10-18T19:10:05Z
dc.date.available 2024-10-18
dc.date.available 2024-10-18T19:10:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Violência simbólica pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Symbolic violence pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Teenagers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de.
dc.creator DANTAS, Francisca Jocilânia.
dc.creator SOUZA, Nayane da Silva.
dc.creator FERNANDES, Marcelo Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Symbolic violence in health education provided by nursing professionals to adolescents in primary care. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de; DANTAS, Francisca Jocilânia; SOUZA, Nayane da Silva; FERNANDES, Marcelo Costa. Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta