DSpace/Manakin Repository

Do belo ao monstruoso: reimaginando a Medusa na figura de Cassiopeia no jogo League of Legends.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, L. P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6222593644865194 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Viviane Moraes de. V. M.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372425956977246 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID BRANCO, S. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6023441911258549 pt_BR
dc.contributor.referee2 AMARAL, João Pedro Wizniewsky.
dc.contributor.referee2ID AMARAL, J. P. W. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3273000573814597 pt_BR
dc.description.resumo A mitologia é fonte rica de enredos que inspiram a construção de personagens fantásticos em diversos meios, incluindo obras literárias contemporâneas e produções audiovisuais, como músicas, filmes e jogos digitais. As narrativas envolvendo deusas (es), personagens trágicas e criaturas míticas fornecem símbolos que ressoam com a experiência humana, abordando questões como destino, a luta entre o bem e o mal, a busca por poder e a tragédia pessoal. A mitologia greco-romana, os símbolos e os arquétipos que sustentam a literatura ocidental influenciam narrativas contemporâneas, incluindo jogos digitais, onde esses elementos são integrados e adaptados a novos contextos. Este trabalho investiga a relação entre mitologia clássica e jogos digitais, analisando como as narrativas mitológicas, em particular o mito de Medusa, são interpretadas em universos do jogo League of Legends, por meio da personagem Cassiopeia. A metodologia adotada é uma análise comparativa, que discute os conceitos de mito (Eliade, 2019; Vernant, 2009; Grimal, 1999, 2005, 2009), jogo (Huizinga, 2019; Caillois, 1990; Retondar, 2013) e arquétipos (Jung, 1964, 2002, 2020; Brandão, 1986; Campbell, 1997; Stein, 2006; Bolen, 1990). A pesquisa também aprofunda-se na representação de Medusa na literatura e na arte clássica (Hesíodo, 1988, 2006; Ovídio, 2017; Apolodoro, 1997; Nogueira, 2018; Riordan, 2014), além de explorar as noções de beleza (Wolf, 1992; Robles, 2019; Suassuna, 2012) e monstruosidade (Cohen, 2000; Nazário, 1998), com atenção especial às questões de poder, sexualidade e empoderamento feminino (Foucault, 2001; Beauvoir, 1970; Bataille, 1987; Hilgert, 2020), tanto no mito original quanto na narrativa contemporânea de Cassiopeia (Games, 2010, 2020; Heide, 2010). O objetivo da pesquisa é demonstrar como as mitologias clássicas continuam a exercer influência significativa na construção de identidades e significados contemporâneos, especialmente no contexto dos jogos digitais. A análise revela a interseção entre tradições culturais antigas e novas formas de narrativas interativas. Além disso, a reinterpretação de Medusa em Cassiopeia destaca a dualidade presente nessas narrativas, expondo como elas refletem os desafios e lutas enfrentados pelas mulheres ao longo da história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Do belo ao monstruoso: reimaginando a Medusa na figura de Cassiopeia no jogo League of Legends. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-01
dc.description.abstract Mythology is a rich source of plots that inspire the construction of fantastic characters in various media, including contemporary literary works and audiovisual productions such as songs, films and digital games. Narratives involving goddesses, tragic characters and mythical creatures provide symbols that resonate with the human experience, addressing issues such as destiny, the struggle between good and evil, the quest for power and personal tragedy. Greco-Roman mythology provides the symbols and archetypes that underpin Western literature, influencing contemporary narratives, including digital games, where these elements are integrated and adapted to new contexts. This research investigates the relationship between classical mythology and digital games, analyzing how mythological narratives, in particular the myth of Medusa, are interpreted in League of Legends game universes, through the character Cassiopeia. The methodology adopted is a comparative analysis, which discusses the concepts of myth (Eliade, 2019; Vernant, 2009; Grimal, 1999, 2005, 2009), game (Huizinga, 2019; Caillois, 1990; Retondar, 2013) and archetypes (Jung, 1964, 2002, 2020; Brandão, 1986; Campbell, 1997; Stein, 2006; Bolen, 1990). The research also delves into the representation of Medusa in classical literature and art (Hesiod, 1988, 2006; Ovid, 2017; Apollodoro, 1997; Nogueira, 2018; Riordan, 2014), as well as exploring the notions of beauty (Wolf, 1992; Robles, 2019; Suassuna, 2012) and monstrosity (Cohen, 2000; Nazário, 1998), with special attention to issues of power, sexuality and female empowerment (Foucault, 2001; Beauvoir, 1970; Bataille, 1987; Hilgert, 2020), both in the original myth and in the contemporary narrative of Cassiopeia (Games, 2010, 2020; Heide, 2010). The aim of the research is to demonstrate how classical mythologies continue to exert significant influence on the construction of contemporary identities and meanings, especially in the context of digital games. The analysis reveals the intersection between ancient cultural traditions and new forms of interactive storytelling. In addition, the reinterpretation of Medusa in Cassiopeia highlights the duality present in these narratives, exposing how they reflect the challenges and struggles faced by women throughout history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38645
dc.date.accessioned 2024-10-22T16:48:52Z
dc.date.available 2024-10-22
dc.date.available 2024-10-22T16:48:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mitologia pt_BR
dc.subject Jogos Digitais pt_BR
dc.subject Arquétipos pt_BR
dc.subject Medusa pt_BR
dc.subject Cassiopeia pt_BR
dc.subject Mythology pt_BR
dc.subject Digital Games pt_BR
dc.subject Archetypes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Lilian Prazeres Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From the beautiful to the monstrous: reimagining Medusa in the figure of Cassiopeia in the game League of Legends. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Lilian Prazeres Alves. Do belo ao monstruoso: reimaginando a Medusa na figura de Cassiopeia no jogo League of Legends. 2024. 91 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta