Dépôt DSpace/Manakin

Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no ensino médio.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FARIAS, S. S. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8025183577769855 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Evanielle Freire.
dc.contributor.referee1ID LIMA, E. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6841096432332421 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Carlos Eduardo Barbosa.
dc.contributor.referee2ID ALVES, C. E. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5393302796173428 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho mostra o resultado de uma pesquisa de campo realizada no período da disciplina do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. O projeto propôs o estudo do gênero reportagem nas análises linguísticas de textos jornalísticos. A iniciativa de criar uma oficina de estudos sobre tal assunto se deu no decorrer das observações das aulas de estágios, em que identificamos a dificuldade dos alunos do Ensino Médio no eixo de análise linguística. Pensando em contribuir para a melhoria do ensino da língua, a pesquisa feita no contexto de sala de aula se propôs a mediar o ensino sobre os efeitos de parcialidade contidos nas notícias e reportagens, as quais puderam ser identificadas através da análise linguística. Buscou-se despertar nos jovens leitores um olhar crítico sobre os diversos textos noticiosos lidos. Por isso, relatamos nesse projeto as práticas pedagógicas utilizadas com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, apresentando as formas com que foram divididas as oficinas e quais materiais didáticos foram utilizados em cada uma das etapas, além dos resultados obtidos. Nesse contexto inicial, apresentamos para a classificação da pesquisa os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov e Freitas (2013), Morin (2004) e Severino (2007). Para o estudo das práticas de análise linguística, nos ancoramos em Faraco (2005), Dias (2020), Rei-naldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra e Reinaldo (2020), Mendonça (2019) e Possenti (2001). No que se refere às análises dos textos jornalísticos, aderimos aos conhecimentos de Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser e Polchlopek (2009) e Beltrão (1980). Em síntese, as atividades de análise linguística propostas nas oficinas se mostraram positivas. Constataram-se evoluções nas respostas dos alunos e nos desempenhos das atividades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract The work presents the results of a field research conducted during the Supervised Internship in the Portuguese Language course. The project proposed to study the news reporting genre in the linguistic analyses of journalistic texts. The initiative to create a study workshop on this topic arose from observations made during the internship classes, where we identified the difficulties faced by High School students in the linguistic analysis axis. As a way of contributing to the improvement of language education, the research carried out in the classroom context aimed to mediate teaching about the effects of partiality present in news and news reports, which could be identified through linguistic analysis. We sought to encourage in young readers a critical perspective on the various news texts they read. Therefore, in this study, we describe the pedagogical practices used with 1st-year High School students, presenting the ways in which the workshops were divided, the didactic materials employed in each stage and the results obtained. In this initial context, we present the studies by Motta-Roth and Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov and Freitas (2013), Morin (2004), and Severino (2007) for research classification. For the study of linguistic analysis practices, we drew upon Faraco (2005), Dias (2020), Reinaldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra and Reinaldo (2020), Mendonça (2019), and Possenti (2001). Concerning the analysis of journalistic texts, we adhered to the knowledge of Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser and Polchlopek (2009), and Beltrão (1980). In summary, the linguistic analysis activities proposed in the workshops yielded positive results. The developments were observed in the students' responses and their performance in the activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646
dc.date.accessioned 2024-10-22T17:20:30Z
dc.date.available 2024-10-22
dc.date.available 2024-10-22T17:20:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Oficinas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Análise Lingüística pt_BR
dc.subject Texto Jornalístico pt_BR
dc.subject Reportagem pt_BR
dc.subject Notícia pt_BR
dc.subject Pedagogical Workshops pt_BR
dc.subject Linguistic Analysis pt_BR
dc.subject Journalistic Text pt_BR
dc.subject Reportage pt_BR
dc.subject News pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Soniara Santos Torres.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic analysis for reading journalistic text: verifying the bias of reports in high school. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Soniara Santos Torres. Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no Ensino Médio. 2023. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte