dc.creator.ID |
PATRICIO, J. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4467510175248835 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Márcio Muniz de. |
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dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.description.resumo |
Em rodovias, o solo é utilizado como material de suporte e compõe as camadas de base, subbase,
reforço do subleito e a fundação do pavimento. Para isto, deve apresentar características que
confiram estabilidade e resistência mecânica quando submetido aos esforços solicitantes do tráfego
durante a sua vida útil. As técnicas de estabilização geralmente são utilizadas quando os solos locais
não atendem as especificações de construção e de desempenho, viabilizando tecnicamente e
economicamente materiais antes descartados. A estabilização polimérica de solos, ao contrário das
outras técnicas de estabilização como a granulométrica e química, pode ser utilizada em solos de
qualquer natureza e granulometria, sendo eficaz tanto na estabilização de solos granulares como de
solos finos. Partindo deste pressuposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do efeito da
associação polimérica na estabilização de solos que podem ser utilizados em camadas de base de
pavimentos rodoviários. A fase experimental foi dividida em três (3) etapas: ensaios de caracterização
física, química e mineralógica dos materiais (granulometria, massa específica real, limites de Atterberg,
análise química – EDX, difração de raios-X – DRX, microscopia eletrônica de varredura – MEV e azul de
metileno); ensaios de Comportamento Mecânico (Índice de Suporte Califórnia - ISC, Resistência à
Compressão Simples - RCS, Resistencia à Tração por Compressão Diametral - RT e Módulo de
Resiliência - MR); e ensaios de Resistência ao Desgaste (Loaded Wheel Test – LWT e Wet Track
Abrasion Test – WTAT). Para isso, foram utilizados quatro (4) solos diferentes com adição de associação
polimérica nos teores de 2,2%, 6,2% e 10,7%, servindo como referência amostras de solo puro e
adicionados estabilizantes comuns (cal e cimento). Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que
a associação polimérica ao solo proporcionou um incremento das propriedades mecânicas em termos de
ISC, RCS, RT e MR e a redução ao desgaste mensurada com os ensaios de LWT e WTAT. Em geral, a
associação polimérica, estudada nesta pesquisa, mostrou-se eficaz na estabilização dos solos estudados,
tornando a técnica eficiente para uso em camadas de pavimentos rodoviários a que podem ser
submetidos ao tráfego leve e/ou pesado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia civil |
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dc.title |
Estudo de solos modificados por adição de polímeros para uso em pavimentos rodoviários. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-02 |
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dc.description.abstract |
On highways, the soil is used as support material and compose the pavements layers. For this,
should have characteristics that confer stability and mechanical strength when submitted traffic forces over
its useful life. Stabilization techniques are usually used when local soil does not answer construction and
performance specifications, enabling technically and economically materials before discarded. Polymeric
soil stabilization, unlike others technique (granulometric and chemical), can be effective in gravel soils as
clay soils. Based on this assumption, this study aimed to evaluate the efficacy of polymer association in
soil stabilization that can be used in roads pavements. The experimental procedure was divided in three
stages: physical-chemical-mineralogy properties (granulometry, specific mass, Atterberg limits, chemical
analyses-EDX, X-ray diffraction – DRX, scanning electron micrographs and methylene blue), mechanical
properties (California Bearing Ratio –CBR, Unconfined Compressive Strength – UCS, Indirect Tensile
Strength, Resilient Modulus –RM) and deterioration test (Loaded Wheel Test – LWT and Wet Abrasion
Test Track). It was used four(4) different soils with addition of polymer combination in amounts of 2,2%,
6,4% and 10,7% using as reference samples of pure soil and added common additives (lime and cement).
Based on the obtained results, can be inferred that the polymer association with soil provided an increase
of the mechanical properties (CBR,UCS, Indirect Tensile strength and MR) and reducing degradation
measured by LWT and WTAT. Altogether , the polymeric association was effective in stabilizing studied
soils, being an efficient technique for use in pavements layers of roads that can be submitted to light
and/or heavy traffic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3865 |
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dc.date.accessioned |
2019-05-20T15:31:42Z |
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dc.date.available |
2019-05-20 |
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dc.date.available |
2019-05-20T15:31:42Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilização |
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dc.subject |
Estabilización |
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dc.subject |
Stabilization |
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dc.subject |
Solos |
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dc.subject |
Soils |
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dc.subject |
Suelos |
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dc.subject |
Adição de polímeros |
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dc.subject |
Adición de polímeros |
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dc.subject |
Addition of Polymers |
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dc.subject |
Pavimento Rodoviário |
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dc.subject |
Road Pavement |
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dc.subject |
Pavimento |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PATRICIO, Jonny Dantas. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of modified soils by addition of polymers for use in road pavements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PATRICIO, Jonny Dantas. Estudo de solos modificados por adição de polímeros para uso em pavimentos rodoviários. 2015. 127f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3865 |
pt_BR |