Repositorio Dspace/Manakin

A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A monitoria é uma atividade da graduação que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência das monitoras de fisiologia através de uma análise crítica a cerca da prática de monitoria na produção do ensino-aprendizagem. A metodologia fundamentou-se na reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem da monitoria de Fisiologia do curso de Enfermagem do CFP/UFCG, no período de 2009.1 e 2009.2. Trata-se de um estudo observacional do tipo qualitativo e descritivo. A prática da monitoria de Fisiologia auxiliou na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos mais efetiva; nota-se que essa prática tem efeito duradouro, pois estimula o discente a analisar e observar resultados empregando conhecimento teórico. Os alunos utilizaram a monitoria como recurso para sanar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, discutir temas da disciplina e fonte de revisão dos conteúdos ministrados em sala. Portanto, a monitoria de Fisiologia contribui, significativamente, no processo ensino-aprendizagem, pois além de aprofundar os conhecimentos dos monitores acerca dos conteúdos específicos trabalhados, criou uma oportunidade para que os alunos que cursaram a disciplina tivessem um maior rendimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
dc.date.accessioned 2024-10-23T12:43:53Z
dc.date.available 2024-10-23
dc.date.available 2024-10-23T12:43:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Formação docente - Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - formação docente pt_BR
dc.subject Disciplina de fisiologia - monitores pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Fisiologia - disciplina - monitores pt_BR
dc.subject Estudo observacional pt_BR
dc.subject Prática de monitoria pt_BR
dc.subject Tutoring pt_BR
dc.subject Teacher training - Nursing pt_BR
dc.subject Nursing - teacher training pt_BR
dc.subject Physiology - tutors pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Physiology - subject - tutors pt_BR
dc.subject Observational study pt_BR
dc.subject Tutoring practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROQUE, Alana Vieira.
dc.creator SOARES, Perla Figueredo Carreiro.
dc.creator NÓBREGA, Thainar Machado Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring as a teaching-learning tool: an experience report of physiology student monitors. pt_BR
dc.identifier.citation ROQUE, Alana Vieira; SOARES, Perla Figueredo Carreiro; NÓBREGA, Thainar Machado Araújo; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta