Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.description.resumo O presente trabalho pretende discutir o ensino de História no Brasil e as implicações políticas e epistemológicas que o envolve, bem como a influência das escolas históricas no ensino desta mesma disciplina. Abordamos este tema, tomando por base a nossa prática na monitoria das disciplinas “Teoria da História I” e “Teoria do Ensino de História” e em virtude da necessidade de problematizar e apreender as transformações pelas quais o saber histórico e consequentemente o ensino de história vem passando nos últimos anos. Dessa forma questionamos: de que forma se caracterizou o ensino de história no Brasil a partir do surgimento da disciplina de História no século XIX? Quais as transformações pelas quais passou o ensino de História a partir da influência das escolas históricas? Qual o debate que permeia as discussões acerca do ensino de História na nossa contemporaneidade? Para compreender tais questionamentos, necessário se faz delimitar as três grandes “escolas históricas”, que embasaram a crença na cientificidade e na recusa da filosofia da história: o Positivismo, o Marxismo e a Escola dos Annales. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Ensino de história: teoria e prática. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
dc.date.accessioned 2024-10-23T17:53:31Z
dc.date.available 2024-10-23
dc.date.available 2024-10-23T17:53:31Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História do Brasil pt_BR
dc.subject História do Brasil - ensino pt_BR
dc.subject Monitoria - História - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teaching Brazilian History pt_BR
dc.subject History of Brazil - teaching pt_BR
dc.subject Monitoring - History - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Discipline Theory of History I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Janice Correa da.
dc.creator CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history: theory and practice. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Janice Correa da; CEZÁRIO, Danilo de Sousa; FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: teoria e prática. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte