Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Lilian K. de S.
dc.contributor.advisor2 FREITAS, Rômulo.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das contribuições da teoria piagetiana para a prática docente. Piaget sistematizou sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo do nascimento à adolescência, dividindo-a em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em cada uma dessas fases, o raciocínio humano evolui construindo esquemas mentais, através dos processos de assimilação, acomodação e equilibração, passando de uma forma mais simples de pensar para outra melhor elaborada. Piaget não oferece um modelo de como ensinar, mas permite ao docente compreender como as crianças e os adolescentes aprendem. Sua teoria é epistemológica genética, aplicá-la na educação significa priorizar os estímulos à ascensão da forma de raciocinar dos alunos, criando oportunidades inquietantes em busca da reequilibração, que significa a compreensão de algo novo. O legado deixado por Piaget é uma fonte de inspiração para um tipo de prática docente que pode modificar significativamente os objetivos e procedimentos educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Jean Piaget e a formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684
dc.date.accessioned 2024-10-23T18:08:25Z
dc.date.available 2024-10-23
dc.date.available 2024-10-23T18:08:25Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Jean Piaget pt_BR
dc.subject Cognição pt_BR
dc.subject Teoria Piagetiana pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Minicurso pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Cognition pt_BR
dc.subject Piagetian theory pt_BR
dc.subject Cognitive development pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Mini-course pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Ruttany de Souza Alves.
dc.creator SOARES, Emanuela da Silva.
dc.creator SOUZA, Regiane.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Jean Piaget and teacher training. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Ruttany de Souza Alves; SOARES, Emanuela da Silva; SOUZA, Regiane; GALVÃO, Lilian K. de S; FREITAS, Rômulo. Jean Piaget e a formação docente. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta