DSpace/Manakin Repository

No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo tem por objetivo explicar o método da micro-história e o oficio do historiador adquirida em nossa experiência como monitoras da disciplina: “Tópicos Especiais em História” e “Introdução aos Estudos Históricos”, ministrada pelo professor Rodrigo Ceballos no período de 2009.1 e 2009.2. Analisaremos os principais pressupostos teóricos e metodológicos da produção do conhecimento histórico, o trabalho do historiador, assim como questões de fontes documentais, com o propósito de discutir com os alunos em sala de aula as novas mudanças e tendências ocorridas no campo do saber histórico. A partir das mudanças trazidas pelo movimento operário, houve a necessidade dos historiadores voltarem-se com maior ênfase para o campo das transformações e conflitos sociais. O grupo de historiadores que se destacaram nesse período foram os franceses ligados à revista Annales d’ histoire éconimique et sociale, fundada em 1929 por Lucien Febvre e Marc Bloch. Contestando as posturas científicas que acusavam a história de total subjetividade, Febvre e Bloch defendiam o caráter particular das ciências humanas, dizendo que as mesmas não podiam ser regidas por leis. Reconhecia também a necessidade de uma estreita colaboração entre as disciplinas sociais. Por não aceitarem os pressupostos da historiografia política tradicional, que apenas passava pela superficialidade dos acontecimentos, os Annales apoiaram-se em uma história problema, ou seja, na interpretação e análise das fontes de acordo com o objetivo da pesquisa/problema de cada historiador. Esta “escola” de historiadores acreditava que todos os acontecimentos humanos deveriam ser vistos a partir desta concepção. Evidentemente, essas novas perspectivas do movimento historiográfico não se limitaram ao grupo dos Annales e muito menos à França. Elas foram tanto uma mudança de produção de conhecimento e circulação cultural, como de convergência de interesses de historiadores europeus e norte-americanos. Como a análise da cultura não permanece imutável, mediante novas realidades nos fins de 1960 os historiadores voltaram-se para as questões do tempo presente. Em 1974, Jacques Le Goff e Pierre Nora publicaram o livro Faire l’ histoire, divulgando trabalhos de historiadores contemporâneos preocupados com novos problemas, objetos e abordagens da chamada “nova história”. Na amostragem de novos objetos da história encontram-se trabalhos sobre o inconsciente, o mito, o cotidiano, as mentalidades, dentre diversos outros temas, elaborados a partir das fontes consultadas e discutidas pelos autores desta época e que vão mostrar as dimensões interdisciplinares de suas perspectivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686
dc.date.accessioned 2024-10-23T18:12:03Z
dc.date.available 2024-10-23
dc.date.available 2024-10-23T18:12:03Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Micro-História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Monitoria - História pt_BR
dc.subject Disciplina Tópicos Especiais em História - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Introdução aos Estudos Históricos - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Minicurso pt_BR
dc.subject Micro-History pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Teacher Training - History pt_BR
dc.subject Monitoring - History pt_BR
dc.subject Special Topics in History - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Introduction to Historical Studies - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Minicourse pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELICIANO, Queila Guedes.
dc.creator FORMIGA, Mayara Millena Moreira.
dc.creator FREITAS, Ana Paula Nunes de.
dc.creator CEBALLOS, Rodrigo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative In the field of scales: teaching and research using the micro-history method. pt_BR
dc.identifier.citation FELICIANO, Queila Guedes; FORMIGA, Mayara Millena Moreira; FREITAS, Ana Paula Nunes de; CEBALLOS, Rodrigo. No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta