Afficher la notice abrégée
dc.contributor.advisor1 |
VASQUES, Vilson de Castro. |
|
dc.description.resumo |
A realização de procedimentos laboratoriais da ordem de ensino e pesquisa
científica, em qualquer particularidade, exige, por parte dos recursos humanos, o
conhecimento e a compreensão dos fatores que possibilitem acidentes, principalmente
porque a alta rotatividade de pessoas e de práticas desenvolvidas neste contexto
classifica o ambiente como de risco; e, muitas vezes, a orientação das atividades que
nele se realizam, não é suficiente para que estudantes, professores e estagiários, em
geral, se certifiquem que estão trabalhando em um lugar seguro. Neste artigo
procuramos: descrever e atualizar os métodos de segurança laboratorial; elaborar um
guia de consulta rápida com as orientações básicas para procedimentos seguros em
laboratórios de atividades didáticas e científicas que envolvam práticas de laboratório e
iniciar a sistematização do tema em questão nos planos de ensino das disciplinas
envolvidas na Unidade de Ciências da Vida da UFCG. Para tanto desenvolvemos uma
pesquisa bibliográfica atualizada com a seleção e organização do material de
significativa importância e desenvolvemos o minicurso de segurança laboratorial a ser
implementado nas disciplinas de cunho teórico-prático que necessitem das orientações
propostas. A organização proposta apresenta os conceitos e as práticas de segurança
delineadas em linhas gerais de interesse característico, a saber: procedimentos gerais em
laboratórios, material de laboratório e sua utilização segura, tipos de riscos,
biossegurança em laboratórios de biologia e microbiologia, biossegurança em
laboratórios da área de saúde, procedimentos em caso de emergência, armazenamento
de substâncias, resíduos laboratoriais e biossegurança em biotérios. A importância e
urgência do trabalho desenvolvido está fundamentada na necessidade imediatada de
capacitação dos alunos da UACV que iniciam suas atividades práticas nos laboratórios
de atividades didático-científicas. Concluímos que as atividades didáticas devem reunir
as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e
possibilitar a troca e divulgação de informação e a estimulação dos alunos, professores e
pessoal técnico a participar nas atividades de prevenção que estão dispostas neste
projeto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Segurança laboratorial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38687 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-23T18:17:10Z |
|
dc.date.available |
2024-10-23 |
|
dc.date.available |
2024-10-23T18:17:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança laboratorial |
pt_BR |
dc.subject |
Biossegurança |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas laboratoriais |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório - segurança |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratory safety |
pt_BR |
dc.subject |
Biosafety |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratory practices |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratory safety |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Diego Nogueira Lima de. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Namíbia Ferreira. |
|
dc.creator |
BORGES, Francisca Germanya Morais. |
|
dc.creator |
LUCENA, Rayane Figueiredo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Laboratory safety. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Diego Nogueira Lima de; RODRIGUES, Namíbia Ferreira; BORGES, Francisca Germanya Morais; LUCENA, Rayane Figueiredo; VASQUES, Vilson de Castro. Segurança laboratorial. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38687 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée