dc.description.resumo |
A monitoria proporciona um trabalho interdisciplinar, no qual possibilita a articulação
entre a teoria e a prática, bem como a relação de cooperação entre os professores e
monitores. No qual, reflete todo o processo de ensino, uma vez que atua na formação da
carreira universitária, melhorando o ensino de graduação. Dessa forma, esse trabalho por
objetivo apresentar de forma reflexiva as atividades desenvolvidas durante o programa de
monitoria de Botânica Criptogâmica do curso de Ciências Biológicas, enquanto contexto
de formação e desenvolvimento dos discentes envolvidos, bem como apresentar e analisar
as percepções dos alunos da referida disciplina acerca da monitoria. A metodologia
utilizada para sua realização consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa,
realizado com base nas experiências das monitoras da disciplina de Botânica que
desenvolveram suas atividades didático-pedagógicas, por meio de atividade extraclasse e
aulas práticas. Ao seu termino de tal vivencia e experiência, foram sujeitas à avaliação feita pelos alunos da referida disciplina por meio de um questionário. Os resultados mostraram
que a importância da monitoria precisa ser mais trabalhada entre os discentes, uma vez que
ao perguntar para quem é importante, 81,25% dos alunos responderam que é importante
para o aluno que cursa a disciplina e 18,75% responderam para o aluno e monitor. E
quanto à presença do monitor nas aulas práticas 75% afirmaram que a presença do monitor
é importante e 25% acredita que não é necessário a presença do monitor. O programa de
Monitoria Acadêmica oferece suporte aos estudantes d curso de graduação,
proporcionando a oportunidade como experiência e introduzindo o discente ao futuro da
docência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-24T18:03:06Z |
|
dc.date.available |
2024-10-24 |
|
dc.date.available |
2024-10-24T18:03:06Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Monitoria de Botânica Criptogâmica - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Botânica - monitoria - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Biological Sciences Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring Program in Cryptogamic Botany - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Botany Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Botany - monitoring - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Botany |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Larissa Araújo. |
|
dc.creator |
GUERRA, Juciany de Sousa. |
|
dc.creator |
PEREIRA, Maria do Socorro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of monitoring in the teaching-learning process: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Larissa Araújo; GUERRA, Juciany de Sousa; PEREIRA, Maria do Socorro. A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação do discente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693 |
pt_BR |