Dépôt DSpace/Manakin

Análise da incompatibilidade de rigidez entre camadas de revestimentos asfálticos na ocorrência de slippage em pavimento aeroportuário.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID NASCIMENTO, M. H. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7520068516486983 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee2 FABBRI, Glauco Tulio Pessa.
dc.contributor.referee3 CAVALCANTE, Fabiano Pereira.
dc.description.resumo Com a finalidade de sanar as degradações do pavimento, devem-se realizar estudos avaliativos das condições estruturais, objetivando identificar as possíveis causas dos defeitos e sobretudo fornecer subsídios, sobre quais medidas corretivas devem ser adotadas para a restauração das condições adequadas e aceitáveis do pavimento. Diante destas circunstâncias, o presente trabalho tem como objetivo identificar as possíveis causas das ocorrências dos defeitos parabólicos observados na superfície dos pavimentos flexíveis das pistas de pouso e decolagem e de taxiamento do Aeroporto Internacional de Natal. Para isso, realizou-se uma avaliação estrutural não destrutiva, por meio do levantamento deflectométrico com o Falling Weight Deflectometer (FWD), o qual foi realizado em toda a extensão das pistas e em diversas faixas de aquisição de dados. Com o FWD obteve-se as bacias de deflexões que possibilitaram por processo de retroanálise, por meio do software BAKFAA 2.0, caracterizar o comportamento resiliente in situ das camadas do pavimento. Com o software ELSYM5 realizou-se a análise empírico-mecanística, para verificar os níveis de tensões cisalhantes atuantes nas diversas profundidades das camadas do pavimento, inclusive na interface de ligação entre as camadas asfálticas. Também foram realizados ensaios laboratoriais de caracterização das propriedades mecânicas, tais como: módulo de resiliência, resistência a tração indireta e o ensaio de Leutner shear Test. Concluiu-se que os defeitos observados na superfície das pistas enquadravam-se na série de defeitos classificados de escorregamento do revestimento asfáltico, ou Slippage, e que os fatores que culminaram na ocorrência destes defeitos relacionam-se com a baixa aderência da interface de ligação e com a incompatibilidade de rigidez entre as camadas adjacentes de mistura asfálticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharias pt_BR
dc.title Análise da incompatibilidade de rigidez entre camadas de revestimentos asfálticos na ocorrência de slippage em pavimento aeroportuário. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-09
dc.description.abstract In order to remedy pavement degradation, evaluation studies of the structural conditions should be carried out to identify the possible causes of the defects and, above all, provide information on which corrective measures should be taken to restore adequat and acceptable conditions of the pavement. In view of these circumstances, the present work has the objective of identifying the possible causes of parabolic defects seen in the surface of the flexible pavements of the landing and take - off runways and taxiways of Natal International Airport runway. For this, a non-destructive structural evaluation was carried out by means of the deflectometric survey with the Falling Weight Deflectometer (FWD), which was carried out along the whole length of the tracks and in several ranges of data acquisition. With the FWD, the deflection basins were obtained, which enabled the BAKFAA 2.0 software to characterize the in situ resilient behavior of the pavement layers by means of a retro-analysis process. With the ELSYM5 software, the empirical-mechanistic analysis was performed to verify the levels of shear stresses at different depths of the pavement layers, including the interface between the asphalt layers. Furthermore, laboratory characterization of mechanical properties such as: resilience modulus, tensile strength and Leutner shear test were carried out. It is concluded that the defects observed on the runway surface fit into the series of defects classified as slippage of the asphalt coating, or Slippage, and that the factors that culminated in the occurrence of these defects are related to the low adhesion of the interface and With the incompatibility of stiffness between the adjacent layers of asphalt mixtures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/386
dc.date.accessioned 2018-04-13T18:16:49Z
dc.date.available 2018-04-13
dc.date.available 2018-04-13T18:16:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Pavimento Aeroportuário pt_BR
dc.subject Slippage pt_BR
dc.subject Avaliação Estrutural pt_BR
dc.subject Falling Weight Deflectometer (FWD) pt_BR
dc.subject Retroanálise pt_BR
dc.subject Airport Pavement pt_BR
dc.subject Structural Evaluation pt_BR
dc.subject Retroanalysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Mauro Henrique Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M. H. A. Análise da incompatibilidade de rigidez entre camadas de revestimentos asfálticos na ocorrência de slippage em pavimento aeroportuário. 2017. 232 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/386 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte