Repositorio Dspace/Manakin

A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O presente artigo visa demonstrar a importância do Projeto de Monitoria no auxílio ao aprendizado dos alunos, tanto dos monitorados quanto dos próprios monitores. O relato realizou-se com base na vivência do Projeto "Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina", na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, no ano letivo de 2015. A disciplina específica dessa Monitoria foi a Imunologia do Módulo "Agentes Agressores e Mecanismos de Defesa II", do Curso de Medicina. Dentre as atividades realizadas pelos monitores é possível citar a apresentação de seminários, a participação em bancas avaliadoras de seminários apresentados pelos alunos monitorados, além da elaboração de trabalhos pertinentes à disciplina. Cada uma dessas atividades teve sua importância avaliada com base em referenciais teóricos e todas se mostraram extremamente relevantes para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, além de auxiliar num possível despertar para a docência dos monitores e estimular habilidades como organização, sistematização, disciplina, imparcialidade e oratória. Dessa forma, confirma-se a grande utilidade do Projeto de Monitoria no aprimoramento da formação integrada dos alunos monitores na Universidade e na preparação da autonomia Profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700
dc.date.accessioned 2024-10-24T18:24:39Z
dc.date.available 2024-10-24
dc.date.available 2024-10-24T18:24:39Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Ferramenta de aprendizagem - monitoria pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Formação docente - monitoria pt_BR
dc.subject Projeto Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Medicina - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Imunologia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Learning tool - monitoring pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Teacher training - monitoring pt_BR
dc.subject Project Interdisciplinary Practices in the Exercise of Monitoring in Medicine - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Medicine Course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Immunology Discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAES, Nayanne Duarte de.
dc.creator ASSIS, Luciana Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring as a learning tool: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation MORAES, Nayanne Duarte de; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta