Repositorio Dspace/Manakin

Realidade encontrada pelos professores de Geografia em início de carreira no contexto pós-ensino remoto: da iniciação docente à construção do conhecimento geográfico escolar.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 ESMERALDO, Cícera Cecília.
dc.description.resumo O presente trabalho está inserido nas temáticas a respeito da iniciação à docência dos professores de Geografia no contexto pós-ensino remoto. Esta pesquisa é fruto de investigações realizadas com o intuito de compreender os principais desafios encontrados pelos docentes de Geografia que iniciaram as suas práticas imersas em um contexto de retorno ao ensino presencial. Com o objetivo de maior compreensão a respeito do que foi experienciado por esses profissionais, por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizamos dados primários, o que nos possibilitou o estudo de caso, de modo a analisar qualitativamente os dados encontrados. Ao longo do trabalho visamos entender a importância do início da atividade profissional para o professor de Geografia; analisar as consequências da vivência dessa fase no pós-ensino remoto no tocante à modelagem da identidade docente; compreender a escola como um espaço de construção do conhecimento geográfico e averiguar as dificuldades, bem como as expectativas desses profissionais. Percebe-se que o processo de aprender a ensinar só se efetiva na sala de aula e que a modelagem da identidade profissional desses interlocutores foi formada partindo do contexto social em que estão inseridos, isto é, considerando as investidas para a precarização e desprofissionalização do exercício docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Realidade encontrada pelos professores de Geografia em início de carreira no contexto pós-ensino remoto: da iniciação docente à construção do conhecimento geográfico escolar. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-11
dc.description.abstract This paper is inserted in the themes related to the initiation to the teaching of Geography teachers in the post-remote teaching context. This research is the result of investigations carried out with the aim of understanding the main challenges faced by Geography teachers who began their practices immersed in a context of returning to presential teaching. In order to obtain a better understanding of what was experienced by these professionals, we used semi-structured interviews with primary data, allowing us to conduct a qualitative case study to analyze the data found. Throughout the paper, we aim to understand the importance of the beginning of the professional activity for the Geography teacher; analyze the consequences of the experience of this phase in the remote post-teaching with regard to the modeling of teacher identity; understand the school as a space for the construction of geographic knowledge and ascertain the difficulties, as well as the expectations of these professionals. It is evident that the process of learning to teach only becomes effective in the classroom, and the shaping of the professional identity of these interlocutors was formed based on the social context in which they are embedded, that is, considering the efforts towards the precariousness and deprofessionalization of teaching practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38704
dc.date.accessioned 2024-10-24T19:10:08Z
dc.date.available 2024-10-24
dc.date.available 2024-10-24T19:10:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Início da docência pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Professor de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia - Construção de conhecimento pt_BR
dc.subject Beginning of teaching pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Geography teacher pt_BR
dc.subject Geography - Construction of knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Francisca Rita de Cassia Felipe de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reality encountered by Geography teachers at the beginning of their careers in the post-remote teaching context: from teaching initiation to the construction of school geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Francisca Rita de Cassia Felipe de. Realidade encontrada pelos professores de Geografia em início de carreira no contexto pós-ensino remoto: da iniciação docente à construção do conhecimento geográfico escolar. 2024. 575f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta