dc.description.resumo |
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação
dos alunos de graduação. Sendo a monitoria de Imunologia uma ferramenta que pode
contribuir na apreensão do conhecimento, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos
discentes do Curso de Enfermagem acerca dos conteúdos ministrados na disciplina
Imunologia. Trata-se de um estudo de característica descritiva e quantitativa, realizada na
Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras–PB, no período letivo de
2015.2. A amostra (62) foi composta pelos alunos do quarto ao sexto período de
Enfermagem que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram coletados
através de um questionário semi-estruturado, abordando dados sociodemográficos, dos
conteúdos de Imunologia e sobre a monitoria dessa disciplina.Dos 62 participantes, com
idade média de 22,6 (± 3,56) anos, a maioria era mulheres (79%), solteiros (85,5%), sem
filho (97%), de cor da pele parda (55%) e cursava o quinto período de Enfermagem (47%).
Dos três períodos avaliados, os discentes do quarto (50%) e sexto (60%) períodos foram os
que apresentaram um melhor desempenho, sendo este considerado bom (6-8 pontos);
seguido pelo quinto período que teve a maioria (44,4%) dos alunos com desempenho
regular (3-4 pontos). Todos os alunos do quarto período relataram ter participado da
monitoria, seguido por (86,2%) do quinto e (80%) do sexto.De todos os entrevistados,
98,4% consideraram importante ter monitor na disciplina de Imunologia. As avaliações dos
discentes de Enfermagem revelam que estes veem a monitoria como uma forma efetiva de
contribuição para a resolução de dúvidas concernentes aos conteúdos ministrados na
disciplina.O presente estudo evidencia claramente uma forte tendência da influência da
monitoria no bom desempenho dos alunos em Imunologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T17:21:22Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25 |
|
dc.date.available |
2024-10-25T17:21:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema imunológico |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Imunologia - Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment of learning |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Immune system |
pt_BR |
dc.subject |
Immunology - Nursing - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - monitoring |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Maria Danielly Benício de. |
|
dc.creator |
SILVA, Pedro Juliano da. |
|
dc.creator |
AUGUSTO FILHO, Tadeu. |
|
dc.creator |
ASSIS, Luciana Moura de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of learning of students assisted by immunology monitoring in the nursing course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Maria Danielly Benício de; SILVA, Pedro Juliano da; AUGUSTO FILHO, Tadeu; ASSIS, Luciana Moura de. Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710 |
pt_BR |