DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação dos alunos de graduação. Sendo a monitoria de Imunologia uma ferramenta que pode contribuir na apreensão do conhecimento, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos discentes do Curso de Enfermagem acerca dos conteúdos ministrados na disciplina Imunologia. Trata-se de um estudo de característica descritiva e quantitativa, realizada na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras–PB, no período letivo de 2015.2. A amostra (62) foi composta pelos alunos do quarto ao sexto período de Enfermagem que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado, abordando dados sociodemográficos, dos conteúdos de Imunologia e sobre a monitoria dessa disciplina.Dos 62 participantes, com idade média de 22,6 (± 3,56) anos, a maioria era mulheres (79%), solteiros (85,5%), sem filho (97%), de cor da pele parda (55%) e cursava o quinto período de Enfermagem (47%). Dos três períodos avaliados, os discentes do quarto (50%) e sexto (60%) períodos foram os que apresentaram um melhor desempenho, sendo este considerado bom (6-8 pontos); seguido pelo quinto período que teve a maioria (44,4%) dos alunos com desempenho regular (3-4 pontos). Todos os alunos do quarto período relataram ter participado da monitoria, seguido por (86,2%) do quinto e (80%) do sexto.De todos os entrevistados, 98,4% consideraram importante ter monitor na disciplina de Imunologia. As avaliações dos discentes de Enfermagem revelam que estes veem a monitoria como uma forma efetiva de contribuição para a resolução de dúvidas concernentes aos conteúdos ministrados na disciplina.O presente estudo evidencia claramente uma forte tendência da influência da monitoria no bom desempenho dos alunos em Imunologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710
dc.date.accessioned 2024-10-25T17:21:22Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T17:21:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Sistema imunológico pt_BR
dc.subject Disciplina Imunologia - Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Enfermagem - monitoria pt_BR
dc.subject Assessment of learning pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject Immune system pt_BR
dc.subject Immunology - Nursing - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Nursing - monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maria Danielly Benício de.
dc.creator SILVA, Pedro Juliano da.
dc.creator AUGUSTO FILHO, Tadeu.
dc.creator ASSIS, Luciana Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of learning of students assisted by immunology monitoring in the nursing course. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria Danielly Benício de; SILVA, Pedro Juliano da; AUGUSTO FILHO, Tadeu; ASSIS, Luciana Moura de. Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta