Repositorio Dspace/Manakin

Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A monitoria acadêmica é um programa que possui amplo espectro de benefícios, tanto para o aluno-monitor como para os discentes da disciplina específica, e servindo ao fortalecimento da relação entre discente e docente e, consequentemente, ampliando a construção de conhecimentos através do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é destacar, por meio de um relato de experiência, as contribuições da Psicologia da Educação através do programa de monitoria para a formação acadêmica de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. O relato de experiência refere-se à monitoria da disciplina Psicologia da Educação, no período de fevereiro a maio de 2016, quando foram disponibilizadas semanalmente, pelo aluno monitor, 12 horas para exercício das atividades relacionadas à monitoria. De acordo com a proximidade das atividades avaliativas, havia consequente aumento da procura pelo monitor, principalmente, para elaboração do trabalho final da disciplina, uma proposta de projeto de educação em saúde. O trabalho de monitoria cumpriu com a função de prestar auxílio aos alunos da disciplina, diante de suas dúvidas e dificuldades encontradas ou expressadas no decorrer do período letivo. Todas as atividades solicitadas pela professorada disciplina foram acompanhadas de perto pelo monitor, além de elaboração, pelo próprio monitor, de um exercício teórico que pode servir para as próximas turmas da disciplina. Vale ressaltar que assim como outros componentes curriculares presentes no curso de Enfermagem, a Psicologia da Educação é de vital importância, pois proporciona a possibilidade de aprofundamento em temas relacionados ao comportamento humano, além de orientar a formação do enfermeiro como educador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712
dc.date.accessioned 2024-10-25T17:27:21Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T17:27:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria em psicologia pt_BR
dc.subject Psicologia - monitoria pt_BR
dc.subject Educação em Enfermagem pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Psicologia da Educação pt_BR
dc.subject Psychology tutoring pt_BR
dc.subject Psychology - tutoring pt_BR
dc.subject Nursing Education pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luiz Henrique da.
dc.creator SANTOS, Sofia Dionizio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of monitoring in educational psychology for the training of nursing professionals. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luiz Henrique da; SANTOS, Sofia Dionizio. Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta