Dépôt DSpace/Manakin

Formação docente, currículo e qualidade do ensino.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Teve por objetivo analisar a interlocução entre a formação de professores enquanto seres conscientes de sua atuação na construção de um currículo escolar que tem por finalidade a formação humana, política e social dos educandos. Buscou-se confrontar a formação oferecida aos professores e os desafios inerentes à prática docente nos dias atuais. As múltiplas transformações ocorridas na sociedade, favoreceram considerável ampliação do debate em torno do currículo vigente no âmbito escolar. Mudaram-se as mentalidades, e consequentemente, as maneiras de convivência com o mundo. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem mostrar que a formação docente altera substancialmente a qualidade do currículo ofertado o qual impacto direto na qualidade do ensino, e portanto, na formação dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Formação docente, currículo e qualidade do ensino. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This article is the formal register of the experiences lived deeply in the Project of Monitoria, in disciplines Resume and School, in the course of Pedagogia, period of learning period 2015.2. It had for objective to analyze the interlocution enters the formation of professors while conscientious beings of its performance in the construction of a pertaining to school resume that has for purpose the formation human being, social politics and of the educandos. One searched to collate the formation offered to the professors and the inherent challenges to the practical professor in the current days. The multiple occured transformations in the society, had favored considerable magnifying of the debate around the effective resume in the pertaining to school scope. The mentalities, and consequentemente, the ways of convivência with the world had been changed. How much to the metodológico passage this article was being constructed in systematic way in the lessons of Resume: literal readings, quarrels and productions had allowed that it was arrived at this final result, that however if presents under the article form. The carried through study it comes to show that the teaching formation substantially modifies the quality of the offered resume which direct impact in the quality of education, and therefore, in the formation of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714
dc.date.accessioned 2024-10-25T17:34:34Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T17:34:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino pt_BR
dc.subject Disciplina Currículo e Escola - Pedagogia CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching quality pt_BR
dc.subject Discipline Curriculum and School - Pedagogy CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES, Layane Catarina.
dc.creator AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training, curriculum and teaching quality. pt_BR
dc.identifier.citation PONTES, Layane Catarina; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. Formação docente, currículo e qualidade do ensino. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte