dc.description.resumo |
Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na
disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Teve por
objetivo analisar a interlocução entre a formação de professores enquanto seres conscientes
de sua atuação na construção de um currículo escolar que tem por finalidade a formação
humana, política e social dos educandos. Buscou-se confrontar a formação oferecida aos
professores e os desafios inerentes à prática docente nos dias atuais. As múltiplas
transformações ocorridas na sociedade, favoreceram considerável ampliação do debate em
torno do currículo vigente no âmbito escolar. Mudaram-se as mentalidades, e
consequentemente, as maneiras de convivência com o mundo. Quanto ao percurso
metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo:
leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final,
que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem mostrar que a formação
docente altera substancialmente a qualidade do currículo ofertado o qual impacto direto na
qualidade do ensino, e portanto, na formação dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente, currículo e qualidade do ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This article is the formal register of the experiences lived deeply in the Project of
Monitoria, in disciplines Resume and School, in the course of Pedagogia, period of
learning period 2015.2. It had for objective to analyze the interlocution enters the
formation of professors while conscientious beings of its performance in the construction
of a pertaining to school resume that has for purpose the formation human being, social
politics and of the educandos. One searched to collate the formation offered to the
professors and the inherent challenges to the practical professor in the current days. The
multiple occured transformations in the society, had favored considerable magnifying of
the debate around the effective resume in the pertaining to school scope. The mentalities,
and consequentemente, the ways of convivência with the world had been changed. How
much to the metodológico passage this article was being constructed in systematic way in
the lessons of Resume: literal readings, quarrels and productions had allowed that it was
arrived at this final result, that however if presents under the article form. The carried
through study it comes to show that the teaching formation substantially modifies the quality of the offered resume which direct impact in the quality of education, and therefore,
in the formation of the students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T17:34:34Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25 |
|
dc.date.available |
2024-10-25T17:34:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Currículo e Escola - Pedagogia CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching quality |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline Curriculum and School - Pedagogy CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PONTES, Layane Catarina. |
|
dc.creator |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training, curriculum and teaching quality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PONTES, Layane Catarina; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. Formação docente, currículo e qualidade do ensino. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714 |
pt_BR |