DSpace/Manakin Repository

Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho é resultado da experiência enquanto bolsista voluntária do programa de monitoria Interdisciplinaridade, por uma Iniciação à Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. A proposta desse artigo versa sobre a discussão da formação do discente e da importância do papel do monitor (a), visto que a monitoria é o lugar de construção de conhecimento, que possibilita a aproximação com o ofício de ser professor, seja da arte de ensinar ou de reuniões de como planejar e avaliar, onde podemos refletir de que maneira os sujeitos envolvidos nesse processo podem construir identidades diante a prática pedagógica. O trabalho emprega como aporte teórico as discursões acerca do conceito de identidade, pois a mesma está imersa em todo o processo de vivências em sala de aula. Então, dentro desse processo, é importante deixar claro como o currículo torna-se elemento de grande importância na prática docente, porque ele deve fazer sentido para os sujeitos envolvidos em todo o processo histórico, já que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, em que os alunos estão finalizando uma etapa da grade curricular de sua pesquisa, para dar prosseguimento ao objetivo final, ou seja, a escrita da história. Nesse sentido, entendo que a universidade é um lugar no qual atuam diferentes grupos e ser bolsista da disciplina de projeto de pesquisa IV possibilita entender essa gama de sensações que são apreendidas por entre as subjetividades dos vários sujeitos atuantes do contexto acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
dc.date.accessioned 2024-10-25T17:50:52Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T17:50:52Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade discente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Disciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Student identity pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching initiation pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject Subject Research Project IV - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maiza Ribeiro de.
dc.creator MELO, Rosilene Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflecting student identity based on the teacher's profession and the art of teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maiza Ribeiro de; MELO, Rosilene Alves de. Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta