dc.description.resumo |
Este trabalho é resultado da experiência enquanto bolsista voluntária do programa de
monitoria Interdisciplinaridade, por uma Iniciação à Docência no Ensino Superior da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. A proposta
desse artigo versa sobre a discussão da formação do discente e da importância do papel do
monitor (a), visto que a monitoria é o lugar de construção de conhecimento, que possibilita
a aproximação com o ofício de ser professor, seja da arte de ensinar ou de reuniões de
como planejar e avaliar, onde podemos refletir de que maneira os sujeitos envolvidos nesse
processo podem construir identidades diante a prática pedagógica. O trabalho emprega
como aporte teórico as discursões acerca do conceito de identidade, pois a mesma está
imersa em todo o processo de vivências em sala de aula. Então, dentro desse processo, é
importante deixar claro como o currículo torna-se elemento de grande importância na
prática docente, porque ele deve fazer sentido para os sujeitos envolvidos em todo o
processo histórico, já que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, em que os alunos
estão finalizando uma etapa da grade curricular de sua pesquisa, para dar prosseguimento
ao objetivo final, ou seja, a escrita da história. Nesse sentido, entendo que a universidade é
um lugar no qual atuam diferentes grupos e ser bolsista da disciplina de projeto de pesquisa
IV possibilita entender essa gama de sensações que são apreendidas por entre as
subjetividades dos vários sujeitos atuantes do contexto acadêmico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T17:50:52Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25 |
|
dc.date.available |
2024-10-25T17:50:52Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade discente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Student identity |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching initiation |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Research Project IV - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maiza Ribeiro de. |
|
dc.creator |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflecting student identity based on the teacher's profession and the art of teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maiza Ribeiro de; MELO, Rosilene Alves de. Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716 |
pt_BR |