DSpace/Manakin Repository

O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, I. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2432834343713377 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo Essa pesquisa trata-se de um estudo das temáticas do campo no contexto da Geografia escolar. Diante disso, a pesquisa busca entender sobre o processo de formação do espaço agrário no Brasil, com o intuito de discutir como as bases que sustentam o agronegócio no Brasil se encontram enraizadas na sociedade desde o processo de colonização, em seguida traz uma análise dos conteúdos agrários nos livros didáticos e as possibilidades de ensino das temáticas do campo. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo entender como a ideologia do agronegócio está presente na sociedade. Para alcançar os objetivos do trabalho buscamos investigar os pilares que sustentam o agronegócio diante da sociedade, através de diferentes conceitos e teorias sobre o tema, analisamos como os temas agrários estavam presentes na coleção de livros “por dentro da geografia” da editora saraiva aprovada pela PNLD de 2020. Por fim construímos cinco sequências didáticas com os temas presente nos livros analisados. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, também de forma documental com a análise de documentos que regem as políticas dos livros didáticos. A pesquisa ocorreu entre os meses de janeiro e junho de 2024, apoiada em autores, tais como: Bezerra (2009); Canuto (2004; 2009); Camacho (2014); Freire (2016); Moreira (2011); Silva (2018), entre tantos outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-12
dc.description.abstract This research is a study of field themes in the context of school Geography. In view of this, the research seeks to understand the process of formation of the agrarian space in Brazil, with the aim of understanding how the bases that support agribusiness in Brazil are rooted in society since the colonization process, then brings an analysis of the contents agricultural topics in textbooks and the possibilities for teaching rural themes. In this sense, this work's main objective is to understand how the ideology of agribusiness is present in society. To achieve the objectives of the work, we sought to investigate the pillars that support agribusiness in society, investigating different concepts and theories on the subject, we analyzed how agrarian themes were present in the collection of books “inside geography” from Saraiva publishers and we constructed five didactic sequences with the themes present in the books analyzed. The methodology applied is bibliographical research with a qualitative approach, also in a documentary form with the analysis of documents that govern textbook policies. The research took place between January and June 2024, supported by authors such as: Bezerra (2009); Canuto (2004, 2009); Camacho (2014); Freire (2016); Moreira (2011); Silva (2018), among many others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38721
dc.date.accessioned 2024-10-25T18:10:37Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T18:10:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia agrária pt_BR
dc.subject Agronegócio - Ideologia pt_BR
dc.subject Livro didático - Geografia Agrária pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Espaço agrário - Formação pt_BR
dc.subject Agricultura camponesa pt_BR
dc.subject Agrarian geography pt_BR
dc.subject Agribusiness - Ideology pt_BR
dc.subject Textbook - Agrarian Geography pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Agrarian space - Training pt_BR
dc.subject Peasant agriculture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Isabela Araújo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textbook as a disputed territory: the ideology of Agribusiness and the peasantry. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Isabela Araújo dos. O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato. 2024. 61f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta