dc.creator.ID |
SANTOS, I. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2432834343713377 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. E. B |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
Essa pesquisa trata-se de um estudo das temáticas do campo no contexto da Geografia escolar.
Diante disso, a pesquisa busca entender sobre o processo de formação do espaço agrário no
Brasil, com o intuito de discutir como as bases que sustentam o agronegócio no Brasil se
encontram enraizadas na sociedade desde o processo de colonização, em seguida traz uma
análise dos conteúdos agrários nos livros didáticos e as possibilidades de ensino das temáticas
do campo. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo entender como a
ideologia do agronegócio está presente na sociedade. Para alcançar os objetivos do trabalho
buscamos investigar os pilares que sustentam o agronegócio diante da sociedade, através de
diferentes conceitos e teorias sobre o tema, analisamos como os temas agrários estavam
presentes na coleção de livros “por dentro da geografia” da editora saraiva aprovada pela
PNLD de 2020. Por fim construímos cinco sequências didáticas com os temas presente nos
livros analisados. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa bibliográfica com
abordagem qualitativa, também de forma documental com a análise de documentos que regem
as políticas dos livros didáticos. A pesquisa ocorreu entre os meses de janeiro e junho de
2024, apoiada em autores, tais como: Bezerra (2009); Canuto (2004; 2009); Camacho (2014);
Freire (2016); Moreira (2011); Silva (2018), entre tantos outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-12 |
|
dc.description.abstract |
This research is a study of field themes in the context of school Geography. In view of this,
the research seeks to understand the process of formation of the agrarian space in Brazil, with
the aim of understanding how the bases that support agribusiness in Brazil are rooted in
society since the colonization process, then brings an analysis of the contents agricultural
topics in textbooks and the possibilities for teaching rural themes. In this sense, this work's
main objective is to understand how the ideology of agribusiness is present in society. To
achieve the objectives of the work, we sought to investigate the pillars that support
agribusiness in society, investigating different concepts and theories on the subject, we
analyzed how agrarian themes were present in the collection of books “inside geography”
from Saraiva publishers and we constructed five didactic sequences with the themes present in
the books analyzed. The methodology applied is bibliographical research with a qualitative
approach, also in a documentary form with the analysis of documents that govern textbook
policies. The research took place between January and June 2024, supported by authors such
as: Bezerra (2009); Canuto (2004, 2009); Camacho (2014); Freire (2016); Moreira (2011);
Silva (2018), among many others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38721 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T18:10:37Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25 |
|
dc.date.available |
2024-10-25T18:10:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Agronegócio - Ideologia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático - Geografia Agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço agrário - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura camponesa |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian geography |
pt_BR |
dc.subject |
Agribusiness - Ideology |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook - Agrarian Geography |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian space - Training |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant agriculture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Isabela Araújo dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The textbook as a disputed territory: the ideology of Agribusiness and the peasantry. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Isabela Araújo dos. O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato. 2024. 61f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |