dc.description.resumo |
A disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II compõe o programa curricular do Curso de
Bacharelado em Enfermagem do Centro de Formação de Professores, da Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras. São notórias algumas dificuldades de
aprendizado dos alunos em relação a esta disciplina, especialmente sobre vacinas. O
estudante monitor deve estar ciente desses problemas, para que possa desenvolver
metodologias com o intuito de minimizar ou sanar tal dificuldade. Neste contexto, a monitoria
acadêmica surge como uma grande aliada, pois, permite uma primeira vivência como
professor ou orientador. Este trabalho foi desenvolvido tendo por objetivo avaliar a relevância
da monitoria acadêmica na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II, no período de
2015.1 e 2015.2, para a formação do aluno-monitor. Trata-se de um estudo transversal, de natureza
descritiva e abordagem qualitativa. Durante as monitorias realizou-se discussões, revisões,
práticas em laboratório e comunidade, mostrando aos discentes a metodologia correta para a
administração do agente imunizante, executaram-se ainda atividades práticas com calendário
vacinal, como também a organização da geladeira, além disso, pode-se destacar as práticas de
prevenção do câncer do colo do útero e hiperdia, executadas junto à unidade de saúde e
comunidade. É possível concluir que as atividades de monitoria acadêmica proporcionaram uma
experiência inigualável, permitindo um maior contato entre monitor-aluno e monitor professor
para com a disciplina, cumprindo as metas estabelecidas, o que possibilitou
retorno aos envolvidos, fornecendo ainda subsídios para futuras ações e desenvolvimento de
estratégias para uma melhor formação desses alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T18:13:38Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25 |
|
dc.date.available |
2024-10-25T18:13:38Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria em saúde coletiva |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde coletiva - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring in public health |
pt_BR |
dc.subject |
Public health - monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Nursing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIANA, Francisco Demóstenes Abrantes. |
|
dc.creator |
SOUZA, Francisca Maria Barbosa de. |
|
dc.creator |
ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of monitoring in Public Health II in the teaching-learning process for training the student-monitor: an analysis of the periods 2015.1 and 2015.2. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIANA, Francisco Demóstenes Abrantes; SOUZA, Francisca Maria Barbosa de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722 |
pt_BR |