Dépôt DSpace/Manakin

A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II compõe o programa curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras. São notórias algumas dificuldades de aprendizado dos alunos em relação a esta disciplina, especialmente sobre vacinas. O estudante monitor deve estar ciente desses problemas, para que possa desenvolver metodologias com o intuito de minimizar ou sanar tal dificuldade. Neste contexto, a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, pois, permite uma primeira vivência como professor ou orientador. Este trabalho foi desenvolvido tendo por objetivo avaliar a relevância da monitoria acadêmica na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II, no período de 2015.1 e 2015.2, para a formação do aluno-monitor. Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Durante as monitorias realizou-se discussões, revisões, práticas em laboratório e comunidade, mostrando aos discentes a metodologia correta para a administração do agente imunizante, executaram-se ainda atividades práticas com calendário vacinal, como também a organização da geladeira, além disso, pode-se destacar as práticas de prevenção do câncer do colo do útero e hiperdia, executadas junto à unidade de saúde e comunidade. É possível concluir que as atividades de monitoria acadêmica proporcionaram uma experiência inigualável, permitindo um maior contato entre monitor-aluno e monitor professor para com a disciplina, cumprindo as metas estabelecidas, o que possibilitou retorno aos envolvidos, fornecendo ainda subsídios para futuras ações e desenvolvimento de estratégias para uma melhor formação desses alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722
dc.date.accessioned 2024-10-25T18:13:38Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T18:13:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria em saúde coletiva pt_BR
dc.subject Saúde coletiva - monitoria pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Curso de Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Formação docente - Enfermagem pt_BR
dc.subject Monitoring in public health pt_BR
dc.subject Public health - monitoring pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Nursing Course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Teacher training - Nursing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, Francisco Demóstenes Abrantes.
dc.creator SOUZA, Francisca Maria Barbosa de.
dc.creator ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of monitoring in Public Health II in the teaching-learning process for training the student-monitor: an analysis of the periods 2015.1 and 2015.2. pt_BR
dc.identifier.citation VIANA, Francisco Demóstenes Abrantes; SOUZA, Francisca Maria Barbosa de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte