Repositorio Dspace/Manakin

Metodologias ativas e a cultura Maker na educação geográfica: uma abordagem inovadora para o aprendizado ativo e significativo.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID Silva, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5519503143492742 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanallda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo Este trabalho tem como seu principal objetivo enfatizar a importância da aprendizagem ativa e significativa dos conceitos geográficos através do desenvolvimento da Cultura Maker, utilizando as ferramentas digitais como apoio no estímulo à criatividade dos alunos no ensino de Geografia. Utilizar de metodologias que coloquem o aluno no centro da construção do saber, onde é promovido sua autonomia e o trabalho em equipe estimulando a colaboração com toda a sala. Tendo a turma do 8° dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EEEF Monsenhor João Milanês, em Cajazeiras - PB. Nesta perspectiva, este trabalho busca avaliar o impacto da Cultura Maker na aprendizagem dos mesmos, com foco na educação geográfica e em compreender como os alunos concebem a relação homem-meio, incentivando sua autonomia e protagonismo, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Para isso, a abordagem adotada de forma qualitativa possibilita a análise em um contexto amplo, promovendo uma reflexão coletiva sobre o tema em questão, com foco na Pesquisa-Ação-Participativa (PAP). Essa metodologia permite a participação ativa dos sujeitos pesquisados e do pesquisador, sendo caracterizada como descritiva. Assim, a utilização dessa abordagem se apresenta de forma positiva envolvendo todos os alunos proporcionando uma compreensão do espaço geográfico de forma contextualizada para efetivação de uma formação cidadã. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Metodologias ativas e a cultura Maker na educação geográfica: uma abordagem inovadora para o aprendizado ativo e significativo. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-11
dc.description.abstract This work aims to emphasize the importance of active and meaningful learning of geographic concepts through the development of Maker Culture, using digital tools to stimulate students' creativity in teaching Geography. Using methodologies that place the student at the center of knowledge construction, promoting their autonomy and teamwork, stimulating collaboration with the entire class. Having the 8th grade class of Elementary School at EEEF Monsenhor João Milanês, in Cajazeiras - PB.In this perspective, this work seeks to evaluate the impact of Maker Culture on their learning, focusing on geographic education and understanding how students conceive the man-environment relationship, encouraging their autonomy and protagonism, promoting collaboration and teamwork. For this, the qualitative approach adopted allows for analysis in a broad context, promoting a collective reflection on the topic in question, focusing on Participatory Action Research (PAP). This methodology allows for the active participation of the researched subjects and the researcher, being characterized as descriptive. Thus, the use of this approach is presented in a positive way, involving all students and providing a contextualized understanding of the geographic space for the realization of citizen education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38725
dc.date.accessioned 2024-10-25T18:22:11Z
dc.date.available 2024-10-25
dc.date.available 2024-10-25T18:22:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conceitos geográficos pt_BR
dc.subject Cultura Maker pt_BR
dc.subject Geografia- Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Geographic concepts pt_BR
dc.subject Maker Culture pt_BR
dc.subject Geography- Methodologies active pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, João Carlos da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active methodologies and Maker culture in geographic education: an innovative approach to active and meaningful learning. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, João Carlos da Silva. Metodologias ativas e a cultura Maker na educação geográfica: uma abordagem inovadora para o aprendizado ativo e significativo. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta