Dépôt DSpace/Manakin

Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é ressaltar, por meio das experiências vivenciadas na monitoria da disciplina Leitura e Produção de Gêneros I, as dificuldades vivenciadas pelos discentes em analisar e produzir gêneros textuais. Bem como, Apresentar uma proposta pedagógica para auxiliar os alunos a superarem desafios encontrados no processo de compreensão e produção dos gêneros textuais. E através da experiência vivenciada na prática de monitoria eles expressavam em sua conversação alguns problemas ao reconhecer a composição e a produção dos gêneros textuais. Isto leva a crer que algumas escolas, bem como alguns professores ainda utilizam os gêneros textuais apenas como pretexto para o ensino de língua portuguesa, daí muitos alunos acabam ingressando na universidade, sem saber diferenciar tipo textual de gênero textual, como também produzi-los. Por isto, no decorrer deste trabalho, apresentamos, inicialmente, a diferenciação entre as duas noções: tipo textual e gênero textual e, posteriormente, uma proposta pedagógica para facilitar o desenvolvimento e a compreensão dos mesmos, que poderá servir de mecanismo facilitador para os professores que atuam de forma equivocada ao trabalhar com os gêneros em suas diversas modalidades. Essa proposta é apenas um modelo de várias alternativas que o professor poderá utilizar como forma de melhor desenvolver seu trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736
dc.date.accessioned 2024-10-29T12:07:43Z
dc.date.available 2024-10-29
dc.date.available 2024-10-29T12:07:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Graduação em Letras - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Tipos textuais pt_BR
dc.subject Propostas pedagógicas pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Disciplina Leitura e Produção de Textos - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Literature - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Textual types pt_BR
dc.subject Pedagogical proposals pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject Discipline Reading and Text Production - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.
dc.creator FERREIRA, Aurenir Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual genres in undergraduate literature courses: challenges and teaching proposals in the exercise of monitoring. pt_BR
dc.identifier.citation DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes; FERREIRA, Aurenir Maria; RAMOS, Fátima Maria Elias. Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Painéis [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte