Afficher la notice abrégée
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é ressaltar, por meio das experiências vivenciadas na monitoria
da disciplina Leitura e Produção de Gêneros I, as dificuldades vivenciadas pelos discentes
em analisar e produzir gêneros textuais. Bem como, Apresentar uma proposta pedagógica
para auxiliar os alunos a superarem desafios encontrados no processo de compreensão e
produção dos gêneros textuais. E através da experiência vivenciada na prática de monitoria
eles expressavam em sua conversação alguns problemas ao reconhecer a composição e a
produção dos gêneros textuais. Isto leva a crer que algumas escolas, bem como alguns
professores ainda utilizam os gêneros textuais apenas como pretexto para o ensino de
língua portuguesa, daí muitos alunos acabam ingressando na universidade, sem saber
diferenciar tipo textual de gênero textual, como também produzi-los. Por isto, no decorrer
deste trabalho, apresentamos, inicialmente, a diferenciação entre as duas noções: tipo textual e gênero textual e, posteriormente, uma proposta pedagógica para facilitar o
desenvolvimento e a compreensão dos mesmos, que poderá servir de mecanismo
facilitador para os professores que atuam de forma equivocada ao trabalhar com os gêneros
em suas diversas modalidades. Essa proposta é apenas um modelo de várias alternativas
que o professor poderá utilizar como forma de melhor desenvolver seu trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-29T12:07:43Z |
|
dc.date.available |
2024-10-29 |
|
dc.date.available |
2024-10-29T12:07:43Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Graduação em Letras - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Propostas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Leitura e Produção de Textos - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Literature - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Textual types |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical proposals |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline Reading and Text Production - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes. |
|
dc.creator |
FERREIRA, Aurenir Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual genres in undergraduate literature courses: challenges and teaching proposals in the exercise of monitoring. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes; FERREIRA, Aurenir Maria; RAMOS, Fátima Maria Elias. Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Painéis [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée