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Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente.

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dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumo Este trabalho consiste num estudo acerca da relevância da produção textual na universidade a partir dos gêneros textuais acadêmicos comumente trabalhados no ensino superior. Partimos das seguintes questões: se um aluno iniciante geralmente desconhece os gêneros específicos da academia, que dificuldades ele sentirá ao se deparar com os mesmos? Como superar a situação e aumentar as possibilidades de se tornar um pesquisador e não apenas um repetidor de ideias ou um sujeito passivo? Pretendemos, dessa forma, descrever a importância da produção de gêneros textuais na universidade. Para isso, buscamos compreender as principais dificuldades dos discentes que ingressam no ensino superior, considerando a prática no projeto de monitoria e classificar os gêneros textuais mais utilizados na academia. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Marcuschi (2008), procurando compreender a noção de gêneros textuais, para que possamos inferir sua importância no ensino, nesse caso, o superior. Para entender como se dá a produção textual na universidade e quais os gêneros mais trabalhados, adotamos as ideias de Motta-Roth & Hendges (2010). Do ponto de vista teórico-metodológico, esta pesquisa é qualitativa e de cunho bibliográfico. Com essa investigação, constatamos que os alunos iniciantes na graduação apresentam um nível considerável de dificuldade quanto à redação de gêneros textuais, isso porque vêm desde o ensino básico com um déficit de leitura e escrita, sem falar no desconhecimento dos gêneros utilizados na universidade. Percebemos que, para melhor produzir, é preciso que o discente não só organize sua rotina de estudos, mas ainda fique atento à importância de tornar sua produção pública, para que outros tenham acesso à sua pesquisa, pois o universitário é, acima de tudo, um pesquisador. Concluímos, então, que a produção textual de gêneros acadêmicos é importante não só para o desenvolvimento intelectual do aluno, mas ainda para a formação de um sujeito pesquisador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739
dc.date.accessioned 2024-10-29T12:23:55Z
dc.date.available 2024-10-29
dc.date.available 2024-10-29T12:23:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Produção textual - universidade pt_BR
dc.subject Formação discente pt_BR
dc.subject Textos - produção - educação superior pt_BR
dc.subject Educação superior - gêneros textuais pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Textual production - university pt_BR
dc.subject Student training pt_BR
dc.subject Texts - production - higher education pt_BR
dc.subject Higher education - textual genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Sizanete da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relevance of the production of academic textual genres in student education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Sizanete da Silva; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739 pt_BR


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