Repositorio Dspace/Manakin

Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 LAMEIRA, Allan Pablo N.
dc.description.resumo O processo de ensino-aprendizagem é algo que vem sendo discutido há décadas pelos estudiosos da educação. Assim, independente da área ou finalidade do ensino, este processo sofre influência de vários fatores, sejam eles de cunho pessoal, social ou econômico. Evidentemente esses problemas do ramo educacional também podem ser encontrados no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de anatomia humana, porém, com alguns agravos: a utilização de cadáveres, materiais de alto custo, falta de ambientes adequados, antipatia de muitos alunos com peças reais, entre outros. A presente proposta visa avaliar, através de questionário estruturado, a utilização de recursos computacionais nesse processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana, sendo utilizado como ferramentas de estudo os softwares Atlas Interativo de Anatomia Humana Netter 3.0 e o BrainVoyager Brain Tutor. Além disso, avaliamos a visão dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que é possível estabelecer uma nova metodologia de ensino para a disciplina de Anatomia Humana através da utilização de recursos computacionais, servindo de modelo para o ensino-aprendizado das demais disciplinas, mediante adaptação conforme a necessidade destas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748
dc.date.accessioned 2024-10-29T18:36:55Z
dc.date.available 2024-10-29
dc.date.available 2024-10-29T18:36:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Recursos computacionais - ensino pt_BR
dc.subject Monitoria - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Disciplina Anatomia Humana - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Atlas interativo de anatomia humana Netter 3.0 pt_BR
dc.subject BrainVoyager Brain Tutor pt_BR
dc.subject Computing resources - teaching pt_BR
dc.subject Monitoring - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Human Anatomy Subject - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Netter 3.0 Interactive Human Anatomy Atlas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Computational resources in the teaching-learning process in the monitoring of the human anatomy discipline. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do; LAMEIRA, Allan Pablo N. Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta